Photo ofDesbravando o MT - Dia #14 - Cuiabá Chapada dos Guimarães Primavera do Leste e Barra dos Garça - Marcelo Photo ofDesbravando o MT - Dia #14 - Cuiabá Chapada dos Guimarães Primavera do Leste e Barra dos Garça - Marcelo Photo ofDesbravando o MT - Dia #14 - Cuiabá Chapada dos Guimarães Primavera do Leste e Barra dos Garça - Marcelo

March 11, 2024
February 2024

near Goiabeira, Mato Grosso (Brazil)

Dia 14

Este seria mais um dia de ficar o tempo todo na estrada. A ideia era sair de Cuiabá, fazer a cachoeira véu de noiva lá na Chapada dos Guimarães, ir até a Lagoa Azul em Primavera do Leste, e então chegar em Barra dos Garça.
Acordamos, tomamos o café, nos despedimos dos conhecidos que temos em Cuiabá e pegamos a estrada. A primeira parada, conforme programado, foi na cachoeira véu de noiva na Chapada dos Guimarães.
Como nunca tinha pisado ali e era um lugar famoso, fiquei um bom tempo admirando e contemplando o lugar. É bem estruturado e bem bonito. Logo um pouco mais a frente do mirante da cachoeira, tem o início da trilha do circuito das cachoeiras. É uma trilha de graça e me muita vontade de fazê-la. Chegamos a caminhar um pouco por ela, mas como tínhamos mais coisas pra fazer e ver neste dia, abandoamos a ideia do circuito.
Isso foi bem acertado porque para fazer este circuito das cachoeiras é necessário um tempinho disponível: a trilha é longa e é preciso ter tempo para poder curtir as cachoeiras né? Não tínhamos todo esse tempo.
Voltamos pro carro naquele calor absurdo característico do MT, e pegamos a estrada mais uma vez. Agora, sentido Primavera do Leste.
Antes, fizemos uma pequena parada na cidade de Campo Verde para almoçar. Por sorte talvez, paramos num lugar muito bom. Foi bem agradável e não era caro. Gostamos tanto que almoçamos ali de novo, no último dia em que voltamos para Cuiabá.
Mas enfim, depois de almoçar e colocarmos a Lagoa Azul como destino no google maps, partimos estrada adentro. Seguindo as orientações do Google maps, ele mandou a gente pra um lugar que tinha uma placa "aqui não é a entrada da lagoa azul", hahaha. Ou seja, várias pessoas ja devem ter ido pra lá e batido no portão da casa onde tinha esta placa.
Por sorte, tinha salvo o tracklog no meu celular e segui a orientação dada pelo wikiloc. Chegando no portão certo, tocamos o interfone e o portão se abriu.
Um pouquinho de estrada de chão à frente e já estávamos no receptivo da Lagoa Azul. O lado ruim é que chegamos muito tarde, então teríamos pouco tempo pra poder aproveitar o lugar. Além disto, era um dia de domingo e estava bem cheio. Resolvemos então deixar para conhecer a Lagoa Azul no nosso último dia viagem, justamente quando estaríamos voltando pra Cuiabá.
Voltamos pra estrada e fizemos uma pequena parada em um posto/barzinho que parecia ser um ponto de encontro de motoqueiros e caminhoneiros. Depois de um pequeno lanche por ali e abastecer, voltamos para a estrada mais uma vez.
No caminho, percebemos que estávamos entrando em várias reservas indígenas. Ao mesmo tempo víamos o pôr do sol na estrada. Foi muito bonito e a estrada é ótima!
Chegamos em Barra dos Garça já a noite, e a dona da nossa hospedagem falou que o lugar que reservamos estava com problemas com água. Então, ela nos acomodou na cidade vizinha, em Aragarças. Um lugar muito bonitinho.
O legal de Barra dos Garças e Aragarças é que você consegue ver algumas pessoas com traços indígenas bem claros e isso é bem legal. A cidade é bem bonita, limpa, grande e organizada.
Agora era hora de descansar para poder fazer os passeios da região.

O cronograma Desbravando o MT foi:

Dia 01 - Passeio em Cuiabá
Dia 02 - De Cuiabá a Vila Bela da Santíssima Trindade
Dia 03 - Cânions Jatobá e Cachoeira dos Namorados em Vila Bela
Dia 04 - Circuito da Cachoeira do Jatobá em Vila Bela
Dia 05 - De Vila Bela a Nova Lacerda
Dia 06 - De Nova Lacerda a Campo Novo do Parecis
Dia 07 - Salto Belo e Salto Utiariti na aldeia Sacre II
Dia 08 - Da Aldeia indígena Sacre II até Nobres
Dia 09 - Reino Encantando e Cachoeira dos Namorados em Nobres / Bom Jardim
Dia 10 - Lagoa Azul, Cachoeira Serra Azul e Lagoa das Araras em Nobres / Bom Jardim
Dia 11 - Aquário Encantando, Duto do Quebó e o Mirante do Cerrado em Nobres / Bom Jardim
Dia 12 - De Nobres até Mimoso e Cuiabá
Dia 13 - Cuiabá e Chapada dos Guimarães
Dia 14 - Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste e Barra dos Garça
Dia 15 - Santuário das Araras em Barra dos Garça
Dia 16 - Canyon Jatobá em Barra dos Garça
Dia 17 - Azul das águas em Barra dos Garça
Dia 18 - Barra dos Garça, Primavera do Leste e Cuiabá

carro fica no sol

símbolo da chapada dos guimarães

aqui não é a entrada para a lagoa azul de primavera do leste

disque o ramal 108# ai sim abrem o portão

PictographLake Altitude 1,868 ft

Chegamos bem tarde e quase não conhecemos o lugar. Ainda era um domingo, então estava um pouco cheio. Como iríamos voltar por ali no último dia de viagem, resolvemos deixar pra passar mais uma vez na lagoa azul no último dia. Assim poder conhecer e curtir

Era pra gente ficar em Barra dos Garça, mas a dona do imóvel falou que o que a gente tinha reservado estava com problemas com água. Então nos colocou neste imóvel em Aragarças que foi MUITO bom.