Desbravando o MT - Dia #05 - De Vila Bela a Nova Lacerda - Marcelo

Photo ofDesbravando o MT - Dia #05 - De Vila Bela a Nova Lacerda - Marcelo Photo ofDesbravando o MT - Dia #05 - De Vila Bela a Nova Lacerda - Marcelo Photo ofDesbravando o MT - Dia #05 - De Vila Bela a Nova Lacerda - Marcelo

March 11, 2024
February 2024

near Arrozal, Mato Grosso (Brazil)

Dia 05

Dia de despedida de Vila Bela. Acordamos cedo, como de costume, e levantamos nosso acampamento logo após o café da manhã. Como ainda precisávamos de alguns suprimentos, paramos na cidade pra fazer compras no mercado e ainda aproveitamos pra conhecer um pouquinho mais. Fomos até as ruínas da antiga catedral e partimos em busca de uma lembrancinha de lá, mas sem sucesso.
A estrada até Nova Lacerda é muito boa (como a maioria das estradas por onde passamos), chegamos bem na hora do almoço e, depois de fazer check-in na pousada, fomos até o restaurante Vila Mix, indicado pela recepcionista. Comidinha muito boa, preço razoável (não espere nada muito barato no Mato Grosso).
Retornamos para a pousada pra pegar o necessário para irmos até a Cachoeira Uirapuru, já que no dia seguinte o plano era partir cedo para a Aldeia Sacre II, em Campo Novo do Parecis, que fica bem longe dali.
Tinha chovido nesse dia, mas tentamos ir assim mesmo.
O trecho dentro da cidade estava ótimo, mas não contávamos que boa parte do trajeto estava em obras e, devido à chuva, pura lama. Ainda tentamos avançar, mas fomos desaconselhados pelo pessoal que trabalhava na obra.
Fazer o que, né?
Retornamos à pousada e tiramos o resto do dia pra descansar e poupar energia pra viagem do dia seguinte.

O cronograma Desbravando o MT foi:

Dia 01 - Passeio em Cuiabá
Dia 02 - De Cuiabá a Vila Bela da Santíssima Trindade
Dia 03 - Cânions Jatobá e Cachoeira dos Namorados em Vila Bela
Dia 04 - Circuito da Cachoeira do Jatobá em Vila Bela
Dia 05 - De Vila Bela a Nova Lacerda
Dia 06 - De Nova Lacerda a Campo Novo do Parecis
Dia 07 - Salto Belo e Salto Utiariti na aldeia Sacre II
Dia 08 - Da Aldeia indígena Sacre II até Nobres
Dia 09 - Reino Encantando e Cachoeira dos Namorados em Nobres / Bom Jardim
Dia 10 - Lagoa Azul, Cachoeira Serra Azul e Lagoa das Araras em Nobres / Bom Jardim
Dia 11 - Aquário Encantando, Duto do Quebó e o Mirante do Cerrado em Nobres / Bom Jardim
Dia 12 - De Nobres até Mimoso e Cuiabá
Dia 13 - Cuiabá e Chapada dos Guimarães
Dia 14 - Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste e Barra dos Garça
Dia 15 - Santuário das Araras em Barra dos Garça
Dia 16 - Canyon Jatobá em Barra dos Garça
Dia 17 - Azul das águas em Barra dos Garça
Dia 18 - Barra dos Garça, Primavera do Leste e Cuiabá

Photo ofCompletando com alcool e mercado também Photo ofCompletando com alcool e mercado também Photo ofCompletando com alcool e mercado também

Completando com alcool e mercado também

Às margens do Rio Guaporé, o totem de "eu amo Vila Bela" nos convida a tirar aquela fotinha marota para recordação para suprir a falta souvenir para levar para casa. O desafio é ver esse rio e não pensar na música do Gil.

PictographRuins Altitude 654 ft

Bem interessante conhecer o que restou da época em que Vila Bela era a capital do Estado. Uma pena, porém, que esteja tão mal conservada. Há vestígios de população de rua por lá, muitas penas de pombos espalhadas pelo local e os moradores acabam utilizando ali como uma espécie de atalho (também, pudera: uma sombra tão grande, num lugar tão quente).

Hotel simples e aconchegante, com um café da manhã bem satisfatório. E nem estou falando isso pela satisfação de poder se esticar numa cama, com ar condicionado ligado depois de alguns dias dormindo em camping .