Chile #20 - Atacama - Valle de la Luna - Marcelo

Photo ofChile #20 - Atacama - Valle de la Luna - Marcelo Photo ofChile #20 - Atacama - Valle de la Luna - Marcelo Photo ofChile #20 - Atacama - Valle de la Luna - Marcelo

September 28, 2023
March 2023

near San Pedro de Atacama, Antofagasta (Chile)

Como o passeio de hoje estava programado só para o turno da tarde, acordei sem pressa, tomei meu café da manhã e então fui pra rua passear.
Um dos objetivos era sacar dinheiro para poder pagar algumas entradas dos passeios e pagar a dona da pousada que fiquei, que só queria receber em dinheiro vivo.
Fui pra rua já quase na hora do almoço, então aproveitei pra almoçar logo. Enquanto estava comendo, reconheci um casal ao meu lado falando português. Vi que eram do Brasil e então puxei conversa. Eles eram do sul e estavam ali no Atacama passeando também. Perguntaram qual agência eu tinha fechado os passeios e indiquei pra eles.
Depois de conversar bastante com o casal, era hora de andar pela cidade. De barrigão cheio fui caçar um sorvetinho feito com as frutas do deserto do Atacama. Muito bom por sinal. Como já estava ali no centrinho, aproveitei e já saquei dinheiro pelo cartão da wise em um caixa 24h dentro de uma farmácia. Eu já tinha testando o cartão e estava funcionando direitinho, mas como algumas coisas eram em dinheiro vivo, tive que sacar algum peso chileno. Nisso, você acaba sendo descontado um pouco mais por pegar dinheiro vivo. Enfim... Já com dinheiro em mãos, voltei para hostel, paguei o que tinha que pagar para a dona da pousada e fui me preparar para o passeio do Valle de La Luna.
Assim que entrei na van, vi que o meu guia também falava português. Ele era do Brasil e estava fazendo a vida ali no Atacama. E quem estava ali no fundo da van também? O casal que tinha conhecido na hora do almoço. Foi legal revê-los ali. Fecharam com a mesma agência que eu fechei.
Assim que chegamos no portão de entrada do Valle de la Luna, descemos da van e o guia foi verificar nossas entradas junto à portaria. Enquanto isso, o povo ficou por ali tirando fotos e conversando. É bem bonitinho por ali.
Tudo certo e prontos para entrar, voltamos pra van e nos dirigimos em direção à grandes dunas que tem por ali junto e seus mirantes. De longe, conseguimos ver uma formação rochosa bem diferente que recebe o nome de Anfiteatro.
Depois de conhecer a Duna mãe, descemos tudo para pegar a van até a Mina Vitoria. Esta mina foi o local onde mais tiraram sal, ferro e cobre para a exportação. O guia fala um pouco sobre os minérios dali e a história do local, junto com as ruínas da antiga exploração da mina. Vale a pena!
Depois de conhecer estar parte, voltamos para a van mas desta vez para ir até o anfiteatro para vê-lo bem de perto.
Assim que chegamos, o tempo fechou bastante e começou um cair um monte de raio. O passeios já estava praticamente acabando, mas ainda faltava um picnic ao entardecer em um mirante. Fomos para a van e em direção até o tal mirante, porém, como estava tudo fechado, paramos no meio da estrada (em um parte coberta), de frente para o vulcão Licancabur e ficamos conversando, tomando vinho Chileno comendo algumas guloseimas que eles haviam preparado. Ali acabava o passeio.
De volta ao centro de San Pedro de Atacama, fui para o hostel para descansar. O dia seguinte iria alugar uma bicicleta e iria explorar um pouco mais das redondezas.

O projeto:
Fica registrado aqui o meu mochilão onde o propósito era conhecer algumas cidades da Bolívia e finalizar no Chile. A ideia seria sair de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, cruzar a fronteira da Bolívia, chegando em Puerto Quijarro. Já dentro da Bolívia, a ideia era seguir para Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, Torotoro, La Paz, Isla del Sol, Sucre, Potosí e, para finalizar, mas não menos importante, descer até a cidade de Uyuni para cruzar o maior deserto de sal do mundo: o deserto de Uyuni. Atravessando este, a viagem terminaria no deserto do Atacama em San Pedro de Atacama, já no Chile. Como o projeto desta viagem surgiu do sonho de conhecer os desertos do Uyuni e do Atacama, chamei este projeto de "Los Desiertos".

20/02/2023 - Corumbá (MS/BRA) e Puerto Quijaro (BOL)
21/02/2023 - Santa Cruz de la Sierra
06/03/2023 - Deslocamento de Potosí x Uyuni
07/03/2023 - Salar de Uyuni - Dia 1
08/03/2023 - Salar de Uyuni - Dia 2
09/03/2023 - Salar de Uyuni - Dia 3 - Chegada no Deserto do Atacama (CHL) e um Passeio por San Pedro do Atacama
10/03/2023 - Deserto do Atacama - Valle de la Luna
11/03/2023 - Deserto do Atacama - Pukara de Quitor e Catarpe
12/03/2023 - Deserto do Atacama - Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas
13/03/2023 - Deserto do Atacama - Ruta dos Salares
14/03/2023 - Volta pra casa

PictographProvisioning Altitude 7,962 ft

10/mar/2023 12:27:39 - Plato único (Pollo milanesa) + 2 agragados (arroz e papa)

10/mar/2023 14:13:55

10/mar/2023 14:26:59

Photo ofSorveteria com frutas/plantas do deserto Photo ofSorveteria com frutas/plantas do deserto Photo ofSorveteria com frutas/plantas do deserto

Sorveteria com frutas/plantas do deserto

10/mar/2023 14:35:49

PictographDoor Altitude 8,048 ft

Entrada do Valle de la Luna

10/mar/2023 16:24:28

descer da van e começar a caminhar

10/mar/2023 16:42:13

Gran duna

10/mar/2023 17:09:23

10/mar/2023 17:18:59

10/mar/2023 17:27:38

Photo ofFeito pelo homem (por explosões) e em frente a ela, uma natural Photo ofFeito pelo homem (por explosões) e em frente a ela, uma natural

Feito pelo homem (por explosões) e em frente a ela, uma natural

10/mar/2023 17:32:41

10/mar/2023 17:40:11

10/mar/2023 17:46:56

Photo ofÚltima parada pra ver a catedral de perto Photo ofÚltima parada pra ver a catedral de perto Photo ofÚltima parada pra ver a catedral de perto

Última parada pra ver a catedral de perto