Cachoeira do Corisco + Parque Ecológico da Barreira - Sengés PR / Itararé SP

Photo ofCachoeira do Corisco + Parque Ecológico da Barreira - Sengés PR / Itararé SP Photo ofCachoeira do Corisco + Parque Ecológico da Barreira - Sengés PR / Itararé SP Photo ofCachoeira do Corisco + Parque Ecológico da Barreira - Sengés PR / Itararé SP

2 hours
March 31, 2024
March 2024

near Sengés, Paraná (Brazil)

São 2 passeios conjugados + a Cachoeira da Margarida (Restaurante da Dani).

Sem cobrança de taxa de visitação.

Para visitar a Cachoeira do Corisco, É OBRIGATÓRIO a contratação de Guia, pois o guia tem que imprimir sua ficha, entregar a ficha do turista na sede da proprietária do terreno e pegar a chave do cadeado da porteira de acesso.

NÃO TEM OUTRO ACESSO.

Algumas pessoas não contratam guia e vão um pouco mais à frente na estrada e INVADEM propriedade privada, pulando cerca e arrombando cadeado, passando pela plantação e chegando na beira do precipício.

É ERRADO. Se vc for pego, dará uma tremenda dor de cabeça.

Além do que, se houver incidentes, a proprietária da área poderá FECHAR o acesso à cachoeira, como, aliás, já FECHOU o acesso ao Poço Encantado, por absoluta destruição dos turistas. A Associação de Guias de Sengés e Itararé está tentando reabrir o acesso a Poço Encantado.

CACHOEIRA DO CORISCO

OBRIGATÓRIA CONTRATAÇÃO DE GUIA

O guia enviará para vc um link, para preenchimento da AUTORIZAÇÃO E SEGURO dos visitantes. Tem que preencher de TODOS os visitantes.

Após preencher, AVISE o guia, para que ele IMPRIMA esta autorização, que será entregue na sede da proprietária da área. Sem esta autorização, NÃO pode entrar na cachoeira.

Vc receberá um e-mail de confirmação do preenchimento da ficha.

Saindo se Sengés pelo asfalto, sentido Itararé, vc sairá da rodovia e entrará à direita, na estrada de chão (qq carro passa, mesmo com chuva). Ficar atento pois é grande o movimento de bi-trem carregado de madeira.

Parar na sede da empresa, para entregar as fichas e pegar a chave da porteira.

Seguir pela estrada de chão até a porteira de entrada, onde o guia abrirá o cadeado.

Vc sairá à esquerda e vai pegar uma estradinha curta (qq carro passa, mesmo na chuva) e chegará no estacionamento.

No estacionamento tem 2 banheiros químicos.

A trilha é muito curta e vc chegará no mirante, com vista para a Cachoeira do Corisco e para o Canion.

Retornando, o guia abrirá e fechará a porteira e deixará a chave na sede da empresa, para continuar até o Parque Ecológico da Barreira.

PARQUE ECOLÓGICO DA BERREIRA

Voltando para a rodovia, seguir um pouco adiante até Itararé e entrar no Parque (tem placa indicativa).

Deixar o carro no estacionamento e começar o passeio pelo parque.

Não é cobrada taxa de visitação.

Não tem estrutura.

O passeio no Parque NÃO precisa de guia. Se vc for somente no Parque, poderá ir sozinho.

O Parque possui algumas atrações:

- Gruta N. sra. de Lourdes
- Cachoeira do Chuveirinho
- Trincheiras da Revolução de 32 (não visitamos)
- Pontilhão de ferro

A gruta é muito bonita, e vc desce a escadaria até próximo ao lago subterrâneo.

Do lado da gruta, tem outra escadaria para ver o percurso do rio.

Subindo de volta, vc passará pela ponte que divide os Estados de São Paulo e Paraná, com a marcação da divisa bem no meio da ponte.

Seguindo a trilha, vc chegará na Cachoeira do Chuveirinho, que dá para tomar uma ducha refrescante (principalmente em dias de muito calor).

Dái vc segue para o Pontilhão. No meio do caminho, tem o acesso para as trincheiras da Revolução de 32 (tem placa - não fomos) e seguimos para o pontilhão.

O pontilhão era a passagem da linha férrea, que estava ativo até os anos 80.

Dá para atravessar a pé, pois a ponte é firma. É só tomar cuidado.

O Parque esta aberto para piquenique e churras.

Terminado o passeio, se vc contratou guia, o almoço será no Restaurante da Dani e vc poderá conhecer a Cachoeira da Margarida (tem um track exclusivo).

Lembre-se de trazer seu lixo de volta.