Cachoeira do Capivari via Itabirito

2 hours one minute
October 19, 2023
October 2023

near Conceição do Rio Acima, Minas Gerais (Brazil)

Comecei a gravar do camping que fica ao lado do rio, no local onde há uma ponte rústica de madeira - para passagem de pedestres apenas - e fica na parte de cima da cachoeira, passando pela estrada do Uaimií até o BH Shopping. Na ida fomos por Rio Acima, mas são 40 km de estrada de terra com alguns trechos muito ruins, muita pedra solta. Por essa estrada é muito difícil avançar sem um 4x4 no trecho final.

No camping, que é o ponto inicial da marcação, você pode atravessar a pinguela e subir à pé, cerca de 500 metros até chegar no mata-burro ao lado de uma placa da Vale. Dá para chegar lá de carro também, mas aí você precisa dar uma volta de cerca de 2 km e atravessar o riacho, que é raso. Se você descer pela trilha à pé pela esquerda vai chegar na parte baixa da cachoeira, onde há um poço grande. Subindo ao lado da placa você chega nos chalés que podem ser alugados com o Sidney João. Ele quem me indicou o caminho passando por Itabirito. Essa trilha é a que está gravada e ela está em melhores condições que o caminho mais comum, passando por Rio Acima. Chão batido, pouca pedra e poucas erosões. Esse atalho por Itabirito são somente 18 km de terra até chegar ao asfalto. Tem de atravessar um riacho, mas dá para passar em carro baixo, é muito raso. Aliás, fiquei na dúvida quando cheguei no rio e voltei até a entrada da estrada para o Caraça e me certificar de que não era por ali, por isso a trilha nesse trecho está sobrescrita. No fim das contas o caminho todo dá uns 93 km, pois andei pelo menos uns 4 km a mais para ter certeza que estava no caminho certo.