Cachí - Salta - Rutas RN40 e RP33

April 19, 2023
April 2023

near Cachí, Salta (Argentina)

Saímos de Cachí rumo a Salta pela Ruta RN40 e mais adiante tomamos a RP33 e logo chegamos ao Parque Nacional Los Cardones após alguns mirantes chegamos à primeira trilha que fica ao lado da estrada. Trilha curtinha com 200 metros de extensão passa ente cardones enormes, possui painéis informativos e com as informações dos painéis pudemos localizar alguns cardones pequenos e entender um pouco as fases de vida e lento crescimento desse cactos impressionante. Voltamos para a estrada na reta Tin Tin traçada pelos incas com uso de tochas de fogo para alinhamento. Mais à frente outra placa indicativa na estrada e uma estradinha de terra à direita, bora pra terra. Após 2 km na terra e chegamos ao início do Sendero Los Guaipos, com 2 km de extenção é um percurso circular passando por uma área de arbustos e cardones, mais à frente entra no leito de um rio seco e depois uma área de gramínea parcialmente alagada até retornar ao estacionamento, a variedade de vegetação, a presença de árvores maiores e o campo alagado em pleno deserto é bem interessante, por ser a 2 km do asfalto pouca gente frequenta esse sendero. Nossa próxima parada foi no Mirador Ojo del Condor, daqui tem-se uma linda vista da planície salpicada de cardones abaixo. A próxima parada foi no Mirador Piedra del Molino ponto culminante da Cuesta del Obispo com 3457 m de altitude, o nome do Mirador se deve a uma enorme pedra de moinho de grãos abandonada neste ponto do caminho por algum desconhecido. Este ponto marca o limite do Parque Nacional de los Cardones. A estrada inicia a descida da encosta em forma de caracoles e o ripeo substitui o asfalto para dar mais charme e emoção a descida, paramos várias vezes para ver e fotografar o vale e as curvas da estrada abaixo. Na parte inferior do vale a estrada acompanha a Quebrada Obispo e a beleza das montanhas, como nos outros trechos as montanhas aqui são impressionantes, cada lugar com detalhes e cores diferentes, nestas a presença de vegetação forma um contraste especial com a rocha. Esgotados os 49 pontos permitidos pelo wikiloc não consegui inserir mais fotos das lindas montanhas por onde a estrada passa até sair do vale e tomar a planície rumo a Salta onde concluímos esta etapa de nossa viagem.