Arapoti / Paraná – Roteiro De Cachoeiras

Photo ofArapoti / Paraná – Roteiro De Cachoeiras Photo ofArapoti / Paraná – Roteiro De Cachoeiras Photo ofArapoti / Paraná – Roteiro De Cachoeiras

one day 6 hours 5 minutes
November 4, 2023
November 2023

near Joaquim Murtinho, Paraná (Brazil)

O município de Arapoti, tido hoje como um dos destinos turísticos do Paraná, nasceu de um ponto de parada de tropeiros. Entre as inúmeras atrações da cidade, o meu interesse foi conhecer especificamente as lindas cachoeiras da região.

Este traçado contempla - nesta respectiva ordem - as quedas: 1. Cachoeira Fenda Do Macaco; 2. Cachoeira Chico Fontana; 3. Cachoeira Salto Da Capelinha; 4. Usina Do Rio Das Cinzas; 5. Cachoeira Do Tigrinho e a 6. Cachoeira Cachoeirinha.

LOGISTICA – Chegamos no centro de Arapoti e pegamos a Rodovia Ataliba Marcelino de Almeida descendo tudo, sentido Piraí do Sul. O intuito era começar sentido inverso, da cachoeira mais distante e vir subindo de volta até o centro de Arapoti. A decisão foi tomada desta forma devido as condições climáticas, mas tanto faz começar pela Fenda do Macaco ou Cachoeira Cachoeirinha.

Este roteiro dá tranquilamente para ser feito em 2 dias, envolvendo uma pernoite em camping selvagem. Grande parte das cachoeiras deste roteiro são para contemplação. Nenhuma delas possui estrutura para receber turistas, portanto, leve o que considerar necessário e traga todo seu lixo de volta cooperando com as regras do mínimo impacto. Em nenhum atrativo é cobrado a entrada, mas duas delas estão localizadas em propriedade particular (a Usina Do Rio Das Cinzas e a Cachoeira Fenda Do Macaco), portanto, ao chegar, peça permissão para os locais e informe do seu interesse em conhecer a cachoeira. Todas as pessoas com quem tivemos contato foram atenciosas e acolhedoras.

De uma queda para a outra, nos locomovemos de carro, as trilhas para as quedas são relativamente curtas e embora não sinalizadas, são bem intuitivas. É interessante ter um mapa off-line do trajeto já que não há sinal de wi-fi em nenhuma parte do percurso.

Segue abaixo, alguns apontamentos breves de cada local:

1. CACHOEIRA FENDA DO MACACO
Dentro de propriedade particular. Pedir licença para acesso. Vai passar por dentro de uma plantação, portanto, seja cuidadoso. Gostei do “portal” que antecede a queda. Dá para passar pela lateral dele. Não tem poço de banho. Não deixe de tirar uma selfie com o macaco! ;)

2. CACHOEIRA CHICO FONTANA
Que cachoeira ma-ra-vi-lho-sa! Trilha de nível FÁCIL para MODERADO, pois envolve uma travessia de rio. Atentar-se, portanto, aos períodos de chuva, porque normalmente, o nível da água para a travessia vai bater no seu calcanhar, maaas, se chover, vai ser impossível de passar para o outro lado. A queda não é tão alta como a da Cachoeirinha ou Tigrinho, mas ela é extensa, e tem um ótimo poção pra banho. De frente pra queda tem um gramadão bonito e encontramos uma picada pra acessar a cabeceira. Subindo paralelo ao rio, você ainda vai encontrar quedinhas menores.
O carro é deixado na beira da estrada. Não tem acostamento.

3. CACHOEIRA SALTO DA CAPELINHA
Deixamos o veículo parado de frente para a Capelinha. Atrativo de nível FÁCIL, não tem trilha. O rio estava cheio, turvo, portanto, só contemplação, mas em nível mais baixo, dá pra curtir a água. A estradinha sentido Rio Das Cinzas está situada ao lado esquerdo da Capelinha e é só descer.

4. USINA DO RIO DAS CINZAS
A que mais tomou tempo! Estava fortemente atraída para adentrar a Usina (ela é desativada)! Ressaltar aqui os cuidados para quem tem medo de altura e locais fechados. Atentar-se as ferratas que estão escorregadias e até mesmo para a travessia do corredor que é o ponto auge do lugar e o mais perigoso também!
Propriedade particular, pedir licença para acesso. Veículo percorre boa parte da estrada de chão e estaciona numa picada bem em frente a trilha (a entrada é bem discreta mesmo).
Trilha curta, não sinalizada, mas trajeto demarcado. Tinha muito mais coisas para conhecer ali, mas não tínhamos muito tempo para explorações. Porém, o objetivo principal foi alcançado.

5. CACHOEIRA DO TIGRINHO
Uma bela queda! Trilha de nível MODERADO, o acesso se dá pela cabeceira dela, envolve uma travessia pela água, pois a trilha para a base da cachoeira se dá pela lateral ESQUERDA, e depois segue caminho até passar por uma cerca, e começar a descer próximo a queda num trajeto acidentado. Poço da parte inferior é fundo.
>> Carros ficam no acostamento da estrada.

6. CACHOEIRA CACHOEIRINHA
De Cachoeirinha não tem nada, é uma das quedas mais altas e bonitas do roteiro! Trilha de nível FÁCIL. Neste dia como havia chovido nos dias anteriores, a queda estava bruta. Só contemplação mesmo! Mas, valeu muito a pena!
Trilha curta e bem demarcada, sem margem pra erro. O veículo pode ficar parado no acostamento da estrada também. Da entrada da trilha, dá para avistar a queda exuberante da Cachoeira do Tigrinho.

>>> Arapoti é vizinha das cidades de Sengés e Jaguariaíva, e assim na volta para São Paulo, ainda passamos por Sengés para matar as saudades das cachus de lá!

>> QUALQUER DUVIDA, ESTOU Á DISPOSIÇÃO! ;)

Esquerda

Direita - Atravessar Rio

Portal

Cachoeira Fenda Do Macaco

Esquerda Chico Fontana/ Seguindo Arapoti Centro

Photo ofEntrada Da Trilha - Sair Da Estrada / Não Continuar Subindo Photo ofEntrada Da Trilha - Sair Da Estrada / Não Continuar Subindo Photo ofEntrada Da Trilha - Sair Da Estrada / Não Continuar Subindo

Entrada Da Trilha - Sair Da Estrada / Não Continuar Subindo

Deixamos nosso carro aqui mesmo. Não houve problema.

Travessia De Rio

Vista Frente Pra Queda

Barragem Usina

Acesso - Descida Via Ferrata

Photo ofParte Superior Cachoeira Do Tigrinho Photo ofParte Superior Cachoeira Do Tigrinho Photo ofParte Superior Cachoeira Do Tigrinho

Parte Superior Cachoeira Do Tigrinho

Cabeceira Cachoeira Do Tigrinho (Lateral Direita)

Base Cachoeira Do Tigrinho

Photo ofAcesso Trilha Cachoeira Cachoeirinha Photo ofAcesso Trilha Cachoeira Cachoeirinha Photo ofAcesso Trilha Cachoeira Cachoeirinha

Acesso Trilha Cachoeira Cachoeirinha

Cachoeira Cachoeirinha

Centro De Arapoti - Praça E Igreja

• Photo of Dennison A+
    Dennison A+ Nov 7, 2023

Água foi o que não faltou nesse trekking !!!!

Contato com a natureza é que nós faz bem.

• Photo of Ariane GS
    Ariane GS Nov 7, 2023

Foi um trekking repleto de belas quedas! Uma mais linda que a outra. Em breve farei a edição certinho com as informações pertinentes.
    Grata pelo feedback Dennison!

• Photo of Dennison A+
    Dennison A+ Nov 7, 2023

O bom de ir com veículo de apoio é que você consegue explorar mais a região