Acesso Roça Nova via Contorno Leste

Photo ofAcesso Roça Nova via Contorno Leste Photo ofAcesso Roça Nova via Contorno Leste Photo ofAcesso Roça Nova via Contorno Leste

August 31, 2013
June 2013

near Piraquara, Paraná (Brazil)

Acesso rodoviário para o bairro Roça Nova, em Piraquara.

Esta tracklog termina ao lado da Estação Ferroviária de Roça Nova, a mais alta da Ferrovia Paranaguá-Curitiba e que foi recentemente restaurada. Aqui pode-se deixar o carro e partir para algumas caminhadas pela região.

Nas imediações há um conjunto importante de atrativos históricos e naturais para quem aprecia trekking e busca programas fora das principais (e já batidas) trilhas na Serra do Mar paranaense.

Ali temos a antiga pedreira (abandonada) que abastecia a construção da ferrovia. Temos o túnel 13, o mais longo da ferrovia. Há o túnel abandonado, ao lado do túnel 13, hoje propriedade particular e transformado em adega. Temos mirantes nos morros próximos com vista para a serra do Marumbi e da Represa do Cayguava, inclusive para a Chaminé Submersa, todos acessíveis por trilhas ou pela linha férrea, em curtos lances de caminhada de nível fácil.

Além deste acesso rodoviário estarei postando, em complemento, trilhas para estes atrativos citados, bem como outros acessos e ligações possíveis via estradas da região, muitas vezes confusas e sem sinalização. Espero que ajude os interessados. Vale lembrar que a região é pródiga para atividades de mountain bike também...

Curta e preserve! Exercite as regras de mínimo impacto. Traga TODO o seu lixo com você. NÃO FAÇA FOGUEIRAS e evite fumar nestes locais. Faça suas necessidades fisiológicas longe de cursos e fontes d'água (pelo menos a 50m de distância) e enterre seus dejetos sólidos. A Natureza e os demais frequentadores da região agradecem!

Trevo Contorno Leste

Trevo de Piraquara no Contorno Leste

Roça Nova

Estação Roça Nova

Túnel 13

Túnel 13, o mais longo da ferrovia Paranaguá-Curitiba, com 452m de comprimento

PictographRuins Altitude 0 ft

Pedreira desativada

Pedreira Desativada. No passado foi extraído daí grande parte do material utilizado na constr~ução da ferrovia Paranaguá-Curitiba.

Túnel desativado

Túnel Desativado

Mirante para a Chaminé

Mirante para a Chaminé Submersa do Cayguava

• Photo of Rat_1969
    Rat_1969 Sep 7, 2013

Legal! Vi as fotos e me pareceu uma região interessante para caminhar. Pretendo conhecer quando possível. Abraço!

gvogetta Sep 11, 2013

Olá! Realmente a região oferece alguns atrativos interessantes, como a vista privilegiada da represa do Cayguava e da Serra do Marumbi. Visite que vale a pena. Abraço!

• Photo of Alberto Molinari
    Alberto Molinari Oct 29, 2014

Ótimo roteiro: KML preciso, informações suficientes e atraentes.
    Passeio maravilhoso, que vai gradualmente lhe afastando da civilização adentrando ao pé da serra e promovendo uma imersão neste meio-ambiente.
    Na retorno, ao invés de refazer o caminho da ida, optei por dobrar à direita no terminal urbano, o que conduz à Quatro Barras.
    Na fronteira entre os dois municípios, onde há uma placa indicando o Caminho do Itupava, no alto de uma ladeira se tem o melhor de todos os mirantes, que lhe dá um panorama total da serra do Marumbi e da Baitaca.
    Muitíssimo obrigado por compartilhar a sua experiência

gvogetta Jan 23, 2015

Valeu Alberto!
    Realmente o mirante a que você se refere em Quatro Barras oferece uma vista muito bacana.
    Boas trilhas e bons ventos!

• fbochelof Nov 25, 2015

Não é bem uma trilha, a região é um bairro de Piraquara então as estradas são de cascalho batido e muitas pessoas moram na região o que proporciona sinal de celular e alguma estrutura como um mercado pequeno para comprar água, etc. O lugar é muito bonito e pra quem gosta de ferrovias é uma trilha imperdível. Faz parte do Caminho Trentino que é parte do turismo de Piraquara.

gvogetta Oct 19, 2016

Exatamente como menciono logo no início da descrição... Acesso rodoviário. Até por isso o ícone de um carro.

• Chico_Paraná May 16, 2018

Não fiz, mas achei muito interessante, valeu por compartilhar.