PEDRAELEFANTE

March 9, 2012
March 2012

near Iupeba, São Paulo (Brazil)

Localizada na cidade de Ribeirão Pires.
Rapel: 25 metros negativo.
Grau de dificuldade: médio.Trilha: 40 minutos.
Histórico:

Quando tive contato pela primeira vez com a Pedra do Elefante, falaram que as pessoas subiam até o topo da pedra de forma bem rústica e artesal. Escadas de madeira improvisadas, troncos de árvores como suporte para subir, e outras barbaridades. Foi ai que eu tive a iniciativa de montar toda a grampeação da Pedra para que profissionais da área de aventura pudessem usufruir do local mas utilizando técnicas de escalada corretas e seguras.
Quando encontramos uma pedra totalmente lisa, sem apoios de mãos e pés de via artificial, ou seja, não tem agarras para se fazer a ascensão da pedra. Então utilizamos de uma modalidade chamada de Ao- artificial,ou seja. é a utilização de estribos, costuras, corda dinâmica, duas fitas auto-seguro.

Começamos o trabalho de regrampeação, pois já havia spits batidos na rocha, mas com o tempo acabaram que ficando bem precários, e pela falta de uso dos conquistadores, ai que ficou ruim de colocar o grampo e a chapeleta.
Utilizamos grampso P de 12mm na sequência onde pudéssemos alcançar com as fitas solteiras ou auto seguro como queiram. Após a fixação do ultimo Pino P, me surpreendí com o que achei no topo da pedra. Um pedaço de corda de plástico, dessas de caminhão cheia de nós sequenciais e uma base de ancoragem com uma chapeleta caseira e outra com uma argola da marca fixe. Comecei o trabalho de retirada desse material e a confeccionar a base de segurança inicial até a base do Rapel negativo.

Agora para trazer grupos para fazer Rapel nesta Pedra é necessário que a pessoa seja a primeira a fazer essa subida e montar a escadinha de corda/madeira para que as pessoas novatas possam subir até o topo da pedra. Aliado a subida com a escadinha é necessário fazer uma segurança d eTOP ROPE para evitar que a pessoa escorregue do degrau da escada e aconteça algum acidente.
Feito estas seguranças principais, só usufluir das belezas do topo da PEDRA.

Att:
Nei Rodrigues
Montanhista e Instrutor de Técnicas Verticais.
Sócio-proprietário da Ecocultural Viagens Ltda.
www.ecoculturalviagens.com

26-FEV-11 11:36:30

• Photo of tsvensabanur
    tsvensabanur Dec 27, 2017

Parabéns por está atitude, quero conhecer esse local.