Photo ofDa Paz à Achada, caminhando pelo Rio do Cuco e muitos limoeiros - Treino 9 do Baco Photo ofDa Paz à Achada, caminhando pelo Rio do Cuco e muitos limoeiros - Treino 9 do Baco Photo ofDa Paz à Achada, caminhando pelo Rio do Cuco e muitos limoeiros - Treino 9 do Baco

June 15, 2021
June 2021

near Paz, Lisboa (Portugal)

Realizada em 15Jun, das 10H00 às 13H22, em dia de temperaturas elevadas e algumas nuvens. Um daqueles dias abafados que adivinham trovoada.
Fruto das circunstâncias do dia só deu para sair a esta hora. Devia ter sido mais cedo.
O Baco refrescou-se nas fontes e tanques que fomos encontrando, por três vezes no Rio do Cuco, onde passeou e recebeu uma "chuveirada" da água que levei para bebermos. Sentiu algum calor na travessia da Achada / Sobreiro, provocado pelo aumento de temperatura devido ao tipo de piso, em calçada ou alcatrão. Depois disso, na parte final, ainda quis correr e caminhar pelo meio dos caminhos, sem proteção de sombra. O Baco está preparado para as peregrinações!
O Gogle Earth estima 12Km para este percurso e 768m de acumulado nas subidas e descidas.

PictographFauna Altitude 627 ft

Cavalos

Os cavalos do Picadeiro Arena Lusitana, continuam a "incomodar" o Baco. São um bichos muito grandes!

Ribeira dos Salgados

Nova passagem, nova investigação e uma oportunidade para refrescar. No final da caminhada vamos passar aqui outra vez.

Rua da Bela Vista

Bela vista para Mafra e para as torres do convento de Mafra.

Terrenos rurais

Depois de passar a área industrial do Sobreiro, começamos a descida para o Rio do Cuco.

Cruzamento de caminhos

Encontramos vários cruzamentos de caminhos e, normalmente, o Baco escolhe o correto: a descer!

Vale do Rio do Cuco

A vista para nordeste permite visualizar a dimensão do Vale do Rio do Cuco. A ponte da CRIMA (Cintura Rodoviária de Mafra) é o sinal da civilização que teima em nos lembrar que esta natureza selvagem não está no fim do mundo, mas às portas da sede de Concelho. É preciso algum cuidado na descida porque a pedra solta associada ao declive podem provocar escorregamento e queda.

PictographFountain Altitude 463 ft

Nascente

Uma poça muito fresca, escondida no meio da vegetação, cheia de água, que acumula vinda de vários lados. Belo sitio para o Baco se refrescar.

PictographFauna Altitude 430 ft

Serpente

Esta estava morta mas serviu para o Baco identificar o cheiro do bicho. Mais à frente encontrámos outra, a meio do caminho, a que já só vimos a ponta da cauda. Viu-nos primeiro e fugiu. Continuamos a descida, agora com menor declive.

PictographFlora Altitude 362 ft

Flora

As espécies vegetais existentes na zona são variadíssimas e muito interessantes: Fel da Terra (centáurea-menor), Chicória (almeirão ou chicória-do-café), Cavalinha (cauda-de-cavalo), Alfafa (luzerna), Malva (malva-comum) e Cardo-do-leite. Estas são algumas das que observei sem ter que sair dos caminhos.

Túnel de vegetação

Já perto do Rio do Cuco o caminho é mais plano e está coberto de vegetação. A sombra fresca é muito retemperadora. Mais uma oportunidade para o Baco furar entre a vegetação atrás de mais um cheiro.

O Rio do Cuco nasce na Tapada Militar, reunindo as águas do Baracio e da Cova da Murgeira. Desagua na Praia de Ribeira D'Ilhas. Nos verões mais rigorosos e anos menos chuvosos o leito fica seco. Esta passagem a vau, nesta época do ano, é muito fácil e não chega a molhar os pés.

Vale do Rio do Cuco

A densa vegetação que acompanha o Rio é ladeada por um caminho suave e de bom piso. Encontram-se campos densamente floridos, túneis de vegetação e árvores frondosas. Toda esta vegetação está povoada dos mais variados pássaros. Foi com grande entusiasmo que o Baco saltou por entre as altas ervas

Mais uma oportunidade de refrescamento para o Baco. Esta passagem a vau, fácil nesta época, integra o caminho que vai sair no Sobreiro e cruza a estrada nacional 116 a meio da reta do Sobreiro. Não vamos subir mas sim aproveitar mais um pouco a frescura junto ao rio.

Limoeiros e culturas

Neste local é possível ter a perceção que estes terrenos são muito nutritivos. Por isso, em tempos não muito distantes, todos estes terrenos eram cultivados. Hoje só alguns limoeiros, semiabandonados, teimam em produzir alguns frutos.

À terceira é de vez. É nesta passagem a vau, também facílima, que vamos cruzar o rio e começar a subida para a Achada.

Vale do Rio do Cuco

A primeira metade da subida, com declive acentuado, é feita entre vegetação que confere uma sombra fresca. A meio da subida é tempo de retemperar forças e aproveitar para dar largas à vista

Travessa Cantarinhas de Barro

É preciso alguma atenção para não perder esta travessa. Muito curiosa e com fresca sombra que os muros projetam. Depois da subida o Baco recuperou por uns instantes. Esta Travessa vai entroncar na estrada nacional 116 em frente ao museu do pão.

Cruzamento de caminhos

A elevada quantidade de caminhos requer algum cuidado na orientação

Tanque de rega

Despois do calor na travessia da Achada / Sobreiro, este tanque veio mesmo a calhar.

PictographFauna Altitude 575 ft

O amigo rafeiro

Já nos cruzámos várias vezes e fazem sempre uma festa. Na primeira passagem estava ausente, mas agora foi uma festa. Na mistura de raças deste cão ainda devem existir genes de Beagle

A terminar

Cansados mas com novas descobertas e treino para os dias de calor que haverá no Verão.