TransCerrado 2023 - Cavalcante/GO ao Engenho 2 via Vão de Almas e Moleque

Photo ofTransCerrado 2023 - Cavalcante/GO ao Engenho 2 via Vão de Almas e Moleque Photo ofTransCerrado 2023 - Cavalcante/GO ao Engenho 2 via Vão de Almas e Moleque Photo ofTransCerrado 2023 - Cavalcante/GO ao Engenho 2 via Vão de Almas e Moleque

one day 16 hours 51 minutes
July 15, 2023
July 2023

near Cavalcante, Goiás (Brazil)

TransCerrado: pedalando pela preservação é um projeto do @ipam_amazonia com o objetivo de promover a conservação do Cerrado.

-----------
Registro Dia 1 de 3 - TransCerrado

No primeiro dia da TransCerrado o percurso foi de Cavalcante ao Vão de Almas via Teresina de GO. O total do dia foi de 83 km percorridos de forma bem dura, com muito calor e vencendo subidas intermináveis.
O planejamento inicial era seguir por um trieiro (caminho estreito de terra) antes de Teresina de Goiás, porém, o caminho é pouco utilizado e possui muitas cercas de propriedades particulares, conforme informou um morador da região. Ou seja, o primeiro contratempo apareceu logo nos primeiros quilômetros o que nos obrigou a seguir para uma outra entrada, depois de Teresina de Goiás, na Comunidade da Ema, 20 km mais distante que o previsto.

“A Serra de Almas é uma das subidas mais difíceis que eu já fiz. E por conta do peso na bike, empurrei a serra inteira, ou seja, 6 km.", disse Márcio Bittencourt, integrante da comitiva e Coordenador do grupo de MTB Rebas do Cerrado www.rebas.com.br

Depois de 50 km de asfalto entre Cavalcante e a Comunidade da Ema, entramos na estrada de terra, atravessamos a ponte de concreto sobre o Rio das Almas e chegamos no Espaço AKAN onde almoçamos e descansamos um pouco. O contato do local é (61) 99881-6620, a proprietária é a Bete e o Instagram é @espacoakan

O link do Espaço Akan no MAPS ESTÁ INCORRETO. O link correto para chegar no local é https://goo.gl/maps/qRFNcZwR6cPxB6Pg6

No primeiro pernoite fomos recebidos por uma família Kalunga e tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da cultura e do dia a dia de Reginaldo e Francisca que moram às margens do Rio Branco. Eles nos deram pouso e refeições (jantar e café da manhã) e jantamos uma comida bem saborosa. As instalações da casa/bar do Reginaldo são bem simples e só tem um banheiro. Na manhã do dia seguinte o café com leite servido no quibano de palha tinha ovos, farinha de puba e banana. O valor cobrado pelo pouso e refeições foi muito abaixo do esperado. A experiência do pernoite foi diferente e enriquecedora.

------------
Registro Dia 2 de 3 – TransCerrado

No segundo dia da expedição TransCerrado seguimos de Vão das Almas para o Vão do Moleque, ambas regiões de Comunidades Kalungas.
Durante o segundo dia de travessia mais vez enfrentamos um calor escaldante e intermináveis subidas da serra que separa os Vãos. Uma curiosidade sobre os Vãos: a altitude em relação ao nível do mar fica em torno de 300 a 400 metros e enormes planícies onde as temperaturas são altas durante o dia e baixas durante a noite.

A chegada ao Vão do Moleque aconteceu ao anoitecer, depois de 40 km de percurso com muitas subidas fortes, descidas técnicas, areia nas estradas e com o sol se pondo atrás do "Dedo do Moleque" um pico que se destaca na paisagem.

O pernoite foi no Pouso da Dona Santina. A propriedade possui dois banheiros, sinal de wi-fi, um quarto com duas camas, área de camping, tanque para lavar roupa, refeição e café da manhã. Da casa da Dona Santina é possível avistar o pico do Dedo do Moleque onde acontece o pôr do sol. O contato da Dona Santina é (62) 99685-9234 Instagram @pousodadonasantina

-------------
Registro Dia 3 de 3 – TransCerrado

O terceiro e último dia da TransCerrado foi curto mas tão duro como os dois primeiros. Saímos do Vão do Moleque e subimos mais uma serra, dessa vez na estrada de 35 km que liga o Vão do Moleque ao Engenho 2. Também foi mais um dia de almoço estilo acampamento.

Ao final do dia todos os três ciclistas chegaram bem no destino.

Durante os três dias da expedição foi gratificante ver no caminho uma vegetação densa, exuberante e conservada de Cerrado e muita água limpa e cristalina nos diversos córregos e rios que cortam a região, além de chapadas e visuais belíssimos. Também constatamos que a cultura e o estilo de vida das comunidades contribuem muito para a preservação das águas e da vegetação de Cerrado do território Kalunga.

Agradecimento especial ao amigo Sérgio Lucchesi @sergiosalucchesi pelo apoio de transporte e parceria em todas as expedições da TransCerrado desde 2019.

Finalizada com sucesso a Expedição TransCerrado 2023 feita pelos ciclistas Márcio Bittencourt @marcio.bit Paulo Moutinho @paulorsmoutinho @prsmoutinho e Valderli Piontekowski @valderlipiontekowski

#cerrado #bike #MTB #cicloturismo #queimadas #fire #climatechange #pedal #chapadadosveadeiros #rebasdocerrado

Apoio
@ipam_amazonia @caminhosdoplanaltocentral @rebasdocerrado @curtlobr @gomaobikes @redetrilhas @caminhodosgoyazes @caminhodosveadeiros @caminhosderondon @ironbikerbrasil

PictographProvisioning Altitude 1,496 ft

Espaço Akan

O local dispõe de refeição, bebidas, lanches, área para camping e venda de peças feita de barro. Clientes também podem usar o rede de wi-fi. O contato da Bete, a proprietária é (61) 99881-6620 e o Instagram é @espacoakan No MAPS o link do Espaço Akan ESTÁ INCORRETO. O link correto para chegar no local é https://goo.gl/maps/qRFNcZwR6cPxB6Pg6

PictographCampsite Altitude 1,280 ft

Bar Camping Reginaldo

O local dispõe de bebidas. As refeições devem ser solicitadas com antecedência. A casa possui apenas um banheiro. As visitas também podem usar o sinal de wi-fi. Pra fazer contato com o Reginaldo o número é (62) 99635-8730 ou (62) 9658-5503 pra fala com Dona Francisca. Para chegar no local usando o Maps o link é https://goo.gl/maps/tqLMFdnu5qinG7rp8

PictographProvisioning Altitude 2,676 ft

Cavalcante GO

Cidade

PictographProvisioning Altitude 0 ft

Teresina de GO

PictographCampsite Altitude 0 ft

Pouso Dona Santina

A propriedade possui dois banheiros, sinal de wi-fi, um quarto com duas camas, área de camping, tanque para lavar roupa, refeição e café da manhã. Da casa da Dona Santina é possível avistar o pico do Dedo do Moleque onde acontece o pôr do sol. O contato da Dona Santina é (62) 99685-9234 Instagram @pousodadonasantina Para chegar ao local usando o Maps o link é https://goo.gl/maps/tpfbMgQWzndEfrkN8