Rota N2 - 1º dia (Chaves - Castro Daire)

Photo ofRota N2 - 1º dia (Chaves - Castro Daire) Photo ofRota N2 - 1º dia (Chaves - Castro Daire) Photo ofRota N2 - 1º dia (Chaves - Castro Daire)

June 1, 2021
May 2021

near Chaves, Vila Real (Portugal)

E começava esta aventura que tanta ansiedade tinha provocado nos dias antecendentes,

7h30 da manhã e estávamos nós no KM 0 em Chaves rumo a Faro (738kms)
*para quem leva o passaporte, fomos carimbar nos Bombeiros Voluntários.

Seguimos caminho até Vila Pouca de Aguiar, que fica apenas a 35 km, foi lá a nossa primeira paragem para um breve pequeno-almoço.

A viagem até Vila Real é igualmente rápida, estrada plana e com algumas descidas, num instante estamos ao KM 64 a tomar o belo do café e a colocar o carimbo do posto de turismo.

Ao KM 81 passamos em Santa Marta de Penaguião onde o carimbo foi do posto de abastecimento logo à entrada da localidade.

Já tinham tocado a sirene a avisar da hora de almoço, como tal colocamo-nos em alerta de tascos,
Para quem vai de bicicleta existe sempre o desafio de ter a “princesa” junto a nós, mesmo durante o abastecimento, eh eh.

Ao KM 85 avistámos a “Adega Regional Beça” https://goo.gl/maps/3NG4vd7SxtUzoszf7,
Foi, sem sombra de dúvidas, uma escolha perfeita,
Um almoço não muito leve (se calhar até um pouco pesado), mas ainda tínhamos que pedalar até ao alto de Bigorne,

Do local de almoço até Peso da Régua (KM 88) é, literalmente, sempre a descer. Fomos carimbar ao Museu.

Após a Ponte Pedonal da Régua acabam as belas das descidas, são 30 KM sempre a pedalar até ao alto de Bigorne.

Fazemos uma breve paragem ao KM 100 para a foto da praxe e também ao KM 104 em Lamego apenas para comprar água e carimbar no posto de combustível da galp ao inicio da localidade. Não foi possível tomar café pois apanhámos o período em que o concelho tinha recuado nas medidas de confinamento e tudo tinha fechado às 13h.

Seguimos até ao KM 131 já em Castro Daire,
Foi uma tarde sempre a pedalar, a subida constante não deixa relaxar o pé, contudo não são acentuadas e dão bem para pedalar com calma.

Ficámos a dormir no Café Restaurante Parque com água https://goo.gl/maps/wGzKZKJUtt1c591j6 e por lá também jantámos.

Fomos muito bem tratados, sem dúvida mais uma escolha acertada.
Agora estava na hora de descansar, amanhã havia mais N2 para fazer.

E assim terminou o 1º de 5 dias,
Foram aproximadamente 7 horas a pedalar entre Chaves - Castro Daire, para fazer 131 kms com acumulado de 2000 m