Caminho da Fé - São Carlos - Aparecida

Photo ofCaminho da Fé - São Carlos - Aparecida Photo ofCaminho da Fé - São Carlos - Aparecida Photo ofCaminho da Fé - São Carlos - Aparecida

one day 20 hours 33 minutes
11 days 8 hours 51 minutes
July 24, 2021
July 2021

near São Carlos, São Paulo (Brazil)

Bikepacking completo pelo Caminho da Fé em Julho de 2021.

Fizemos o caminho completo em 10 dias pedalando, saindo do ramal São Carlos com destino a Aparecida.

Dormimos em pousadas ao longo do caminho, pagando uma média de R$80,00 por noite, com jantar e café da manhã inclusos na maioria dos lugares. Há opções mais baratas, mas decidimos priorizar locais onde poderíamos acomodar as bicicletas com segurança.

O trecho entre São Carlos e Águas da Prata tem um fluxo muito menor de peregrinos se comparado ao trecho principal, de Águas da Prata até Aparecida. Algumas fazendas tem cachorros bravos que correm atrás das bicicletas, mas nada que um bom grito não resolva. Apesar do relevo ser relativamente plano, a estrada nessa primeira parte do caminho estava péssima, com vários pontos de terra fofa que exigem muita atenção, principalmente em curvas.

Há um intenso fluxo de caminhões nesta região devido a produção de cana-de-açúcar. Recomendo o uso de óculos e algum tecido para proteger sua respiração da enorme quantidade de poeira levantada quando as carretas passam.

Em algumas partes tivemos que pular porteiras, principalmente na aproximação de Águas da Prata. Em todas elas há apenas passagem para pedestres, não sendo possível passar de bicicleta.

A segunda parte do caminho é muito desafiadora principalmente pelos muitas subidas, algumas partes com inclinação superior a 15%. Os trechos de terra fofa dão lugar a estradões mais batidos, com poucos trechos técnicos.

O frio foi um grande desafio a partir de Águas da Prata. Enfrentamos temperaturas abaixo de 0°C por algumas noite e sensações térmicas menores ainda quando descendo morros nas primeiras horas da manhã. Tivemos que comprar luvas mais quentes em Borda da Mata para lidar com os dedos que quase congelavam.

Apesar das baixas temperaturas as roupas que levamos, um sistema de três camadas para frio, foram suficientes para aguentar o aperto.

BELEZA

O visual contempla desde maravilhosas montanhas, vales e rios a enormes plantações de cana, café e morango. A maior parte do caminho é feita por estradas de terra entre fazendas, com poucos trechos de asfalto, geralmente próximos às maiores cidades.

CLIMA/TEMPO

Estava muito seco e frio. Choveu um pouco apenas em Barra-MG durante a madrugada. Após Águas da Prata o frio apertou, pegamos vários dias seguidos com temperaturas abaixo de 0°C na saída, por volta das 7:15. A temperatura aumentava durante a manhã, as 9h já era agradável e assim permanecia ao longo do dia, em torno de 20°C. Após as 16h o frio volta com tudo, às 19h já estava abaixo de 10°C.

Na região próxima a Campos do Jordão os termômetros marcaram -6°C durante a madrugada e houve geada.

TERRENO

Passamos por muitos tipos diferentes de solo. A maior parte do Caminho é por entre fazendas, em estradas de terra. Há muita terra fofa em vários trechos, às vezes escondendo pedras soltas e buracos.

Nas descidas até a Barra e Pedrinhas há muitas pedras soltas e cascalho, além de serem trechos bastante inclinados.

O tempo seco manteve a estrada com bastante poeira. Assim tivemos que lavar e lubrificar a relação das bicicletas diariamente.

SINALIZAÇÃO

A sinalização do Caminho da Fé é impecável, não há necessidade de qualquer outra referência, apesar de ser recomendado sempre dispor de um mapa e um GPS em uma aventura como essa. Siga sempre as setas amarelas pintadas em postes, placas, paredes e árvores.

As pessoas da cidade são acostumadas a responder os caminheiros e ciclistas. Sempre muito solicitos, indicarão o caminho, pontos de informação, carimbo do passaporte, hidratação, etc.

MONTANHAS

As principais subidas enfrentadas foram:

1. Serra da Fartura (Vargem Grande do Sul)
2. Serra dos Limas (Andradas)
3. Morro do Sabão (Barra)
4. Porteira do Céu (Tocos do Moji)
5. Pântano dos Teodoros (Estiva)
6. Morro do Caçador (Borda da Mata)
7. Luminosa (Luminosa)
8. Subida das Pedrinhas (Campos do Jordão)

PARTIDA

São Carlos é uma grande cidade e pode ser facilmente acessada através de companhias de ônibus de São Paulo. Como nós moramos perto, pedimos a um amigo que nos levasse até lá de carro. Há muitos pedágios caros nas vias de acesso.

Compramos nossos passaportes do Caminho da Fé por R$20,00/un na loja de bicicletas Bike & Bike. Lá também fizemos os últimos ajustes nas nossas bikes. André, o dono da Loja, já fez o Caminho, nos deu várias dicas importantes sobre tópicos não documentados do circuito e foi muito prestativo.

POUSADAS E ALIMENTAÇÃO

Em todas as cidades há opções de estadia para os peregrinos. Os preços variam de R$50,00 a $120,00. A maioria dos lugares oferecem um café da manhã simples, com algumas frutas, pães e bolos. Alguns oferecem jantar, geralmente comida caseira feita na própria pousada.

Guardar as bicicletas no quarto nem sempre é possível, mas todos os lugares oferecem alternativas seguras para acomodá-las.

Ligamos com pelo menos dois dias de antecedência para reservar nossas vagas e combinar o jantar e a acomodação das bicicletas.

Durante o dia sempre encontramos algum restaurante ou lanchonete para comer, às vezes um ótimo almoço mineiro, às vezes um pastelzinho. Mesmo assim, todos os dias carregávamos comida suficiente para caso não fosse possível parar.

TRECHOS

—— 1° DIA ——
São Carlos-SP/Porto Ferreira-SP
Distância: 60km
Ganho de Elev.: 746m
Perda de Elev.: 1.058m
Resumo: Muito mais descida do que subida, pedal leve, mas com muita areia fofa.

—— 2° DIA ——
Porto Ferreira-SP/Tambaú-SP
Distância: 52km
Ganho de Elev.: 1.000m
Perda de Elev.: 824m
Resumo: Pegamos uma rota diferente após a cidade de Sta. Rita P. Quatro por um erro do GPS. Foi melhor. Percorremos a mesma distância esperada pegando menos trechos de asfalto. Dia mais fácil do Caminho.

—— 3° Dia ——
Tambaú-SP/Vargem Grande do Sul-SP
Distância: 63km
Ganho de Elev.: 862m
Perda de Elev.: 793m
Resumo: Muitos caminhões, poeira e trechos com bastante terra fofa. Pilotagem técnica e muito esforço para pedalar no terreno arenoso.

—— 4° Dia ——
Vargem Grande do Sul-SP/Águas da Prata-SP
Distância: 46km
Ganho de Elev.: 1.424m
Perda de Elev.: 1.057m
Resumo: Primeira subida forte do Caminho na Serra da Fartura. Muitas porteiras somente para pedestres. Descidas com muitas pedras soltas e trechos com single track técnicos.

—— 5° Dia ——
Águas da Prata-SP/Barra-MG
Distância: 52km
Ganho de Elev.: 1.584m
Perda de Elev.: 1.463m
Resumo: Serra dos Limas muito inclinada, mas asfaltada. Descida para Andradas é perigosa com muito cascalho. Descida para Barra é muito técnica, curvas fechadas, pedras soltas e valas.

—— 6° Dia ——
Barra-MG/Tocos do Moji-MG
Distância: 67km
Ganho de Elev.: 2.003m
Perda de Elev.: 1.842m
Resumo: Dia com três grandes subidas com mais de 400m, incluindo a Porteira do Céu. A dica é fazer todas as curvas muito técnica bem aberto, onde não há tanta terra fofa. A saída da Barra, na subida do Sabão é muito inclinada, difícil de zerar.

—— 7° Dia ——
Tocos do Moji-MG/Consolação-MG
Distância: 42km
Ganho de Elev.: 1.525m
Perda de Elev.: 1.467m
Resumo: Duas altas e longas subidas, a primeira, bem no início do dia e a outra bem no final do dia. Apesar do Morro do Caçador ter maior fama, foi unânime no nosso time o sentimento de que a Serrinha do Pântano dos Teodoros é muito mais difícil.

—— 8° Dia ——
Consolação-MG/Luminosa-MG
Distância: 45km
Ganho de Elev.: 1.185m
Perda de Elev.: 1.351m
Resumo: Subidas nem tão inclinadas, ideal para descansar para subir a Luminosa no dia seguinte. Neste dia é possível chegar bem cedo e aproveitar a paisagem nesse vale maravilhoso. É um lugar muito frio nessa época do ano, com temperaturas negativas durante a noite.

—— 9° Dia ——
Luminosa-MG/Campos do Jordão-SP
Distância: 40km
Ganho de Elev.: 1.548m
Perda de Elev.: 901m
Resumo: A Serra mais complicada que eu já fiz na vida. Muito bruta. Depois segue no asfalto em descida leve a maior parte do período.

—— 10° Dia ——
Campos do Jordão-MG/Aparecida-MG
Distância: 65km
Ganho de Elev.: 830m
Perda de Elev.: 1.759m
Resumo: Subida bastante longa para os músculos fadigados da viagem. Descida de Pedrinhas torturadora para quem está sem o devido preparo e vestimenta, muitas pedras soltas e trechos bem técnicos. São apenas 6km desta forma, após essa parte há muitos trechos asfaltados e muitos carros.

PictographReligious site Altitude 2,848 ft

PictographReligious site Altitude 4,199 ft

Próximo ao Pico do Gavião

Gruta N. Sra de Lourdes

Meio da Serra dos Limas. A parte mais inclinada é asfaltada e a vista é maravilhosa.

Subida dura

Melhor estadia até o momento, muito acolhedores

PictographProvisioning Altitude 3,100 ft

• Photo of beatriz.franco
    beatriz.franco Jul 25, 2021

Ótimo review!! Essa viagem foi incrível, acho que você cobriu bem todos os detalhes. Ansiosa para a próxima :))

• Photo of jeffrm
    jeffrm Jun 25, 2022

Siga a seta amarela. As informações são boas e os morros mais difíceis são bem descritos. É interessante apenas seguir as setas amarelas e não se desviar como aconteceu algumas vezes nessa gravação. parabéns

• Photo of Ângelo Ventura
    Ângelo Ventura May 9, 2023

Parabéns pelo capricho, em setembro 2023 farei exatamente essa rota e suas dicas influenciaram muito na decisão de fazer. Obrigado 🙏🏾.

• Photo of Nedma Guimarães
    Nedma Guimarães Jun 10, 2023

Segui a trilha e foi excepcional! Perfeita! Obrigada pelo detalhamento exato do percurso!