Activity

Vouzela, Ecopista do Dão, Mondego, Coimbra, Fátima

Download

Trail photos

Photo ofVouzela, Ecopista do Dão, Mondego, Coimbra, Fátima Photo ofVouzela, Ecopista do Dão, Mondego, Coimbra, Fátima Photo ofVouzela, Ecopista do Dão, Mondego, Coimbra, Fátima

Author

Trail stats

Distance
140.06 mi
Elevation gain
12,743 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
12,520 ft
Max elevation
1,695 ft
TrailRank 
32
Min elevation
67 ft
Trail type
One Way
Time
2 days 4 hours 31 minutes
Coordinates
9979
Uploaded
September 5, 2023
Recorded
December 2021
Be the first to clap
Share

near Bandavizes, Viseu (Portugal)

Viewed 34 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofVouzela, Ecopista do Dão, Mondego, Coimbra, Fátima Photo ofVouzela, Ecopista do Dão, Mondego, Coimbra, Fátima Photo ofVouzela, Ecopista do Dão, Mondego, Coimbra, Fátima

Itinerary description

Percurso feito em bicicleta rígida roda 26" com alforges e tenda em dezembro de 2021. Durante a pandemia tudo estava fechado, com excepção de alguns cafés e mercearias.
Com a impossibilidade de ficar em hotel com a família, optei por agarrar a oportunidade e fazer uma mini aventura sozinho.
O primeiro dia foi de uma tranquilidade absoluta, dia de sol de inverno, quentinho ao sol, mas gelado na sombra. Assim que entrei na ecopista do Dão em Torredeita foi a deslizar ao ruído dos pneus a pisar as folhas caídas.
A única coisa a referir foi o final da ecopista já em Santa Comba. A encruzilhada de uma dia perfeitamente calmo de 30kms de ecopista em 500 metros IP3 ruidosa. A ecopista merecia um final mais digno.
A pernoita foi encontrada nas margens da albufeira da Aguieira.
A noite foi tranquila com excepção de ao longe o ecoar da passagem dos comboios da linha da beira alta na ponte sobre a albufeira
O segundo dia havia o desafio de "fugir" do IP3. Optei por contornar a albufeira pela margem norte em direcção a Mortágua. Depois seria a "descer" até Coimbra, via Penacova, acompanhando o Mondego na N110.
Uma vez chegado a Coimbra e com o desejo de rumar para Sul foi natural optar pelos caminhos de Fátima.
A pernoita foi igualmente tranquila na colina do castelo de Germanelo.
O início do terceiro dia começou cedo e com a observação de a mais impressionante lua cheia com que alguma vez vi. Tão brilhante que era e já com o crepúsculo parecia querer competir com o nascer do Sol.
O restante percurso foi feito ao longo do caminho das Carmelitas até Fátima.

Comments

    You can or this trail