Vouzela, Aveiro, Eurovelo até Nazaré

Photo ofVouzela, Aveiro, Eurovelo até Nazaré Photo ofVouzela, Aveiro, Eurovelo até Nazaré Photo ofVouzela, Aveiro, Eurovelo até Nazaré

2 days 5 hours 33 minutes
September 5, 2023
January 2022

near Bandavizes, Viseu (Portugal)

Percurso feito em bicicleta rígida roda 26" com alforges e tenda em Janeiro de 2022.
Em Dezembro de 2021 tinha feito a ecopista do Dão, então desta vez queria experimentar a "outra" ecopista, a do Vouga, até Aveiro.
A ecopista do Vouga não está completamente asfaltada como a do Dão. Mas não tem mal., bicicleta desliza na mesma.
A pernoita foi feita assim que a ecopista terminou nas margens do Vouga, num enorme lameiro. Apesar das temperaturas a rondar os zero graus durante a noite, estava bem protegido. Não senti frio nenhum dentro do saco cama. O único pormenor foi o barulho dos carros no IC1 que ainda me acordaram algumas vezes.
Na manhã seguinte acordei com placas de gelo agarradas à tenda!
Não queria estar à espera que o Sol nascesse para secar a tenda. Decidi avançar mesmo com a tenda molhada. Secar a tenda ficaria na lista de tarefas do dia.
O segundo dia foi quase sempre em alfalto. Em a Aveiro, atravessei a ponte para a praia da Barra e disfrutei da calmaria dos pinhais da Gafanha.
O final do segundo dia foi triste. Toda aquela área despida, devastada pelos incêndios, que outrora foram pinhais a perder de vista...
A pernoita foi no meio de uns arbustos na berma da estrada entre a Praia de Mira e Buarcos.
O terceiro dia foi o mais longo. Gostei da parte de Buarcos e do cabo Mondego. Andei a fugir da ponte da Figueira da Foz para não me meter no meio dos carros, o que me obrigou a ir "quase" até Coimbra. Depois lá encontrei novamente a Eurovelo e foi sempre a rasgar pelo meio daquele território meio ardido e meio apagado, triste. No final voltamos a ter pinhais em São Pedro de Moel e para acabar alcatrão até à Nazaré