Photo ofTrilha Paraibuna Volta Represa Paraibuna - Paraibuna x Natividade da Serra X Paraibuna Photo ofTrilha Paraibuna Volta Represa Paraibuna - Paraibuna x Natividade da Serra X Paraibuna Photo ofTrilha Paraibuna Volta Represa Paraibuna - Paraibuna x Natividade da Serra X Paraibuna

February 11, 2015
February 2015

•   4 2 Reviews

near Paraibuna, São Paulo (Brazil)

Trilha Paraibuna - Natividade da Serra (Volta Represa de Paraibuna)
* Trilha com visual muito bonito, apesar da crise hídrica que estamos passando... Pedal longo, ou vc começa muito cedo tipo 05:00 ou vc faz o trajeto em dois dias (essa é minha opinião).
Podemos dividir essa trilha em 4 etapas.
*1 - Paraibuna até 1º balsa - 18 km
*** Do km 0 até km 3 asfalto sem acostamento (CUIDADO)
*** Km 5 atravessar a passarela na Rodovia Tamoios
*** Km 5,5 até km 16 asfalto com pouco movimento e esburacado
*** Km 16 até km 18 terra até chegar na balsa
*2 – 1º balsa até 2 balsa (Natividade)
*** Da saída da 1 balsa até a chegada da 2 balsa, são 30 km com muitas subidas e todas em sequência, bem cansativo. O terreno é bom para o pedal, terra batida, sem grandes dificuldades técnicas e com visual bastante agradável, sempre contornando a represa com ou sem água.
*3 - Natividade até a 3 balsa
*** Esse é o maior trecho, são 36 km até a 3 balsa. Aqui as subidas são em menor quantidade e mais íngremes e tão cansativas quanto o trecho anterior. Programe-se para não chegar na 3º balsa já a noite. Tudo fica mais tenso no meio do nada e a noite.
*4 – 3º balsa até Paraibuna
*** Daqui até a praça central de Paraibuna são 8 km. Nesse pequeno trecho não tem subidas, é fácil e rápido pois a maioria é em declive suave.
*** Chegando na Tamoios, devemos pegar a esquerda na contra mão durante 200 metros para pegarmos a entrada da cidade, desse ponto até a Igreja são 900 metros.

Em minha opinião, é um pedal que vale a pena ser feito, apesar de longo e cansativo. Programe-se e curta o pedal... É isso ai, lembre-se... Prudência sempre e bom pedal!!!

Wilson Simoes MTBike Feb 13, 2015

Olá Helio !
    Voce acha que seria legal fazer este pedal em 2 dias , tipo :partir de Paraibuna ate Natividade , durmir numa pousada e iniciar o retorno pela manha no outro dia ?
    Achei este trajeto muito interessante e faz tempo que gostaria de conhecer esse lugar !
    Muito legal !!

Wilson Simoes MTBike Feb 13, 2015

Mais uma pergunta :
    Voce sabe se tem pousadas em Natividade da Serra?
    Valeu e abraços !!

• Photo of nostrahelios
    nostrahelios Feb 16, 2015

Fala Wilson tudo bem? Rapaz pela distância e pelo fato de vc ter que atravessar 3 balsas e ter que esperar até 1 hora cada, eu aconselho a fazer sim em 2 dias. É um pedal muito longo e se estender durante a noite talvez não seja uma boa ideia, além do fato de vc poder aproveitar mais o visual e curtir o pedal.
    Agora se vc quiser fazer em um dia apenas, saia bem cedo de Paraibuna, tipo quando ainda estive escuro, para chegar ainda claro na volta.

Qualquer coisa é só chamar!!!

Abraços

• Photo of nostrahelios
    nostrahelios Feb 16, 2015

Sim tem pousadas sim, aliás depois de lá na volta ai não vai ter mais nada. Ai tem que chegar na raça em Paraibuna novamente, como foi meu caso.

Abraços

• Photo of Patrizia Ugenti
    Patrizia Ugenti Apr 9, 2019

Uma ciclo viagem inesquecível. Pernoite em INatividade da Serra

• Photo of ROBERTO BRAGA
    ROBERTO BRAGA May 11, 2020

Muito lindo o percurso valeu a pena fazer este pedal.

Pena que o aplicativo bugou na marcação do trajeto mas consegui seguir a trilha muito bem.

• Photo of Rubens Tuba
    Rubens Tuba Jun 22, 2021

Fiz essa trilha esse final de semana passado, linda!! Obrigado "Nostrahelios" por compartilhar essa trilha. Valeu!

Passamos o pernoite na Pousada Beira Mato, muito boa!