Activity

Rota do Barrocal

Download

Trail photos

Photo ofRota do Barrocal Photo ofRota do Barrocal Photo ofRota do Barrocal

Author

Trail stats

Distance
145.17 mi
Elevation gain
6,736 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
6,709 ft
Max elevation
999 ft
TrailRank 
26
Min elevation
0 ft
Trail type
One Way
Coordinates
2818
Uploaded
February 19, 2021
Recorded
February 2021
Share

near Vila Real de Santo António, Faro (Portugal)

Viewed 114 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofRota do Barrocal Photo ofRota do Barrocal Photo ofRota do Barrocal

Itinerary description

Percurso Ciclável. A iniciar em Vila Real de Santo Ant.o com término em Aljezur
Grau de dificuldade Intermédia.
Tempo de duração. 3 a 4 dias (80km a 60km /dia) tendo um total de distância de 235km
Piso misto: entre o betuminoso (asfaltado 170km) e terra batida (55km) sempre ciclável
Inicio em toda a costa sul Sotavento, Infletindo para o Interior em Tavira. Aqui entra-se nas colinas e contrafortes e vertentes sul das Serras Algarvias.
A primeira plataforma de altimetria antes de entrar em S. Brás de Alportel até Espargal, povoado nos contra fortes do Caldeirão. Estamos nos terrenos do Barrocal.
Pacifico até silves.
Aqui propõe-se uma alternativa. Carregar trilho da "Algarviana" e fazer traçado de MoSubimos a Picoto; Foia, vamos a Karuna, Centro Budista e descemos para a Barrocal (outro ponto comum em Bensafrim) nchique (900mt de altitude, vale a pena), até novamente a ponto comum das duas Rotas. Bensafrim Nesta alternativa passa-se pelos MGeos da Picota, Faia e Centro Budista Karuna.
Caso manter o trilho do Barrocal, seguir o GPS inicial. Troço peculiar este o do Barrocal.
Desdes Querença, passando por Silves até Bensafrim. O Espaço tem estatuto de Proteção, (Sítio do Barrocal -PTCON0049). É uma zona com terrenos pouco acidentados como por maciços de calcário, revestidos de vegetação arbustiva e arbórea diversificada mediterrânica. Terras argilosas e férteis, com pomares mistos de sequeiro, compostos por alfarrobeiras, figueiras, amendoeiras e oliveiras. Sempre com povoados Simples e arcaicos. Obrigatório conhecer o autóctone e quase desaparecido Cão Barrocal Algarvio
No Barrocal conservam-se muitas espécies de Avifauna, entre os cerros e vales e seus cursos de água, algumas rapinas, de baixo porte, e restantes aves comuns.
Nastas Cotas baixas, mas acidentadas de solos argilosos com muitos depósitos de calcário erodido. Entra-se na costa ocidental subindo desde Budens para Aljezur. Onde finaliza-se o percurso na costa Atlântica

Comments

    You can or this trail