Photo ofCaminhos de Santiago. Caminho Português pela Costa. Etapa 1 - Sé Catedral do Porto a Esposende Photo ofCaminhos de Santiago. Caminho Português pela Costa. Etapa 1 - Sé Catedral do Porto a Esposende Photo ofCaminhos de Santiago. Caminho Português pela Costa. Etapa 1 - Sé Catedral do Porto a Esposende

41 mi
June 23, 2022
June 2022

near Porto, Porto (Portugal)

Saída da Sé Catedral do Porto. Descida pela rua Mousinho da Silveira e passagem pela Ribeira do Porto. Seguimos pela Marginal do rio Douro em ciclovia até a Foz do mesmo. Continuamos por ciclovia pela beira-mar passando pelas praias do Porto e Matosinhos.
A ponte elevatória de Leixões estava encerrada, pelo que tivemos que dar uma volta para passar pela ponte de Leça.
Continuamos à beira-mar até Angeiras e passamos a ponte em madeira do Rio Onda que estabelece a fronteira entre os municípios de Matosinhos e de Vila do Conde.
Daqui até Mindelo alternamos entre estrada calcetada e passeio à beira-mar.
Em Mindelo infletimos para o interior, passamos através do pinheiral da Reserva Ornitóloga de Vila do Conde por caminhos que servem de percursos pedestres da Zona. São caminhos em terra batida, uns mais estreitos, outros mais largos, mas acessíveis a qualquer bicicleta (do tipo cicloturismo). Em Azurara continuamos por estrada calcetada, adiante entramos na EN 13 e atravessamos a Ponte do Rio Ave. No primeiro cruzamento em Vila do Conde viramos a esquerda em direção ao mar. Aqui pedalamos pela ciclovia inserida no passeio marginal, passando pelas Caxinas, Póvoa e continuando ate Aver-o-mar, mais especificamente até à Praia do Quião, altura em que viramos para o interior.
Entre Aver-o-Mar e Ofir fomos alternando entre ciclovias e estradas calcetadas secundárias de acesso às propriedades agrícolas e fomos visitando as praias de Sto André (hotel), praias da Aguçadoura e Apúlia.
300 metros antes de chegar à rotunda central da praia de Ofir viramos à direita, em direção à EN 13.
Entramos na estrada principal e logo asseguir passamos a ponte de Fão sobre o rio Cávado. Andamos mais 400 metros na EN 13 e na rotunda viramos a esquerda. Estamos à entrada da cidade de Esposende e seguimos a marginal do Cávado durante 3Km até atingir a foz do rio, ponto final da 1ª etapa.