Entroncamento - Alhandra

one day 8 hours 23 minutes
April 30, 2023
April 2023

near Entroncamento, Santarém (Portugal)

Escolhemos explorar esta zona por ser maioritariamente plana e com uma rede de ciclovias exploradas em ciclovias.pt. De comboio para o Entroncamento, visitamos o Museu Nacional Ferroviário e prosseguimos para a Golegã, onde houve visita guiada à Casa Estúdio Carlos Relvas. Passamos a ponte para a Chamusca e fizemos estrada até Alpiarça - falhamos o caminho tranquilo mais perto do rio. Teria sido preferível. Eu estou mais preocupada com as razias dos carros e camiões e não aprecio o passeio desta forma. Depois muito vento e a subida para Santarem, que foi feita à mão. Fim do primeiro dia.
Desde Dantarem foi fácil encontrar o Caminho de Santiago e percorre-lo ao contrário. Ja havia muitos peregrinos, talvez para chegar a Fátima a 12 de maio. A lezíria é verde, plana e de agricultura intensiva. Vão se sucedendo campos de batatas, vinhas e, menos frequentemente, seara e couves.
Há uma proteção para as cheias e só vemos o rio de vez em quando. A partir do Morgado é possivel ir em cima da proteção com vista de rio. Mas de bicicleta urbana nem sempre (a pé, sim) porque "btt".
Pedalamos tranquilamente até Alhandra, onde supostamente acaba a ciclovia, e apanhamos comboio de volta. Nas passagens de nivel que tivemos de fazer, nenhum elevador funcionou 🤨