Cicloviagem Solo Lisboa x Fátima x Porto x Santiago de Compostela

Photo ofCicloviagem Solo Lisboa x Fátima x Porto x Santiago de Compostela Photo ofCicloviagem Solo Lisboa x Fátima x Porto x Santiago de Compostela Photo ofCicloviagem Solo Lisboa x Fátima x Porto x Santiago de Compostela

9 days 6 hours 58 minutes
May 18, 2023
April 2023

near São Jorge de Arroios, Lisboa (Portugal)

Cicloviagem Solo Lisboa x Fátima(Caminho do Tejo) x Porto(Caminho Norte de Fátima) x Compostela(Caminho Português Central e Costa)

ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!! ATENÇÃO
Não sigam esse track log. MOTIVO: por vários trechos sai do caminho para evitar o paralelepípedos. Isso mesmo, são 120 km de paralelepípedos e cerca de 400 km de puro asfalto. Se não gosta de pedalar no asfalto ou tem aversão a paralelepípedos, saia fora dessa. O caminho fica mais agradável a partir de Tui já na Espanha, no restante, na parte Portuguesa é sofrível para quem gosta de MTB. Vale a pena pelas pessoas que vc conhece e a cultura que vc adquire, fora isso eu diria que "quase" odiei.
A partir de Porto, fiz um pedaço do caminho Central, outro pedaço pela Costa e terminei o Caminho de Santiago pelo Central novamente.

DICA: Reserve albergues/pousadas até antes de chegar em Porto pelo menos. Existem muitos peregrinos que vão para Fátima, tanto saindo de Lisboa, quanto vindo na direção contrária e eles vão em grande números, quase todos contratam carros de apoio para levarem suas bagagens e já fecham os albergues para aquele grupo, então vc corre o risco de ter que ficar em hotéis caros e gastar mais do que o previsto. Eu mesmo, em um dos dias, tive que ficar em um Hotel de 4 estrelas e paguei 70 Euros na pernoite, nada mal para quem estava querendo pagar 15 Euros não é mesmo?

Fiz a viagem em 10 dias, com uma média diária de cerca de 65 km dia.
Dia 01 - Lisboa a Azambuja 69 km
Dia 02 - Azambuja - Amiães de Baixo 65 km
Dia 03 - Amiães de Baixo - Freixianda 63 km
Dia 04 - Freixianda - Rabaçal 40 km
Dia 05 - Rabaçal - Águeda 85 km
Dia 06 - Águeda a Porto 83 km
Dia 07 - Porto a Castelo de Neiva 72 km
Dia 08 - Castelo de Neiva a Valença 71 km
Dia 09 - Valença - Pontevedra 56 km
Dia 10 - Pontevedra - Santiago de Compostela 67 km

Essa é a minha percepção do caminho, se vc já foi e pensa diferente, ou se vc ainda vai e futuramente irá gostar, tá valendo, eu respeito quem curta e goste do caminho.
Agora se mesmo assim quiser se aventurar, boa sorte, bom pedal e sucesso!!!