Caminho Português Interior de Santiago: Coimbra - Penacova

Photo ofCaminho Português Interior de Santiago: Coimbra - Penacova Photo ofCaminho Português Interior de Santiago: Coimbra - Penacova Photo ofCaminho Português Interior de Santiago: Coimbra - Penacova

April 12, 2021
April 2021

near Arregaça, Coimbra (Portugal)

Caminho Interior de Santiago
1ª Etapa/ 22 km de Coimbra a Penacova

O percurso entre Coimbra e Penacova decorre conjuntamente com Grande Rota do Mondego (GR48). A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra denomina este percurso, que liga Coimbra a Sta. Comba Dão, como Caminho Natural da Espiritualidade.
Entre Coimbra e Penacova, durante cerca de 18 km, este traçado decorre em plena EN 110 - Estrada da Beira-Rio ou popularmente conhecida por Estrada Velha de Coimbra.
Iniciamos em Coimbra, junto ao Pavilhão Centro de Portugal onde está a sinalética do Caminho de Santiago.

Seguimos pela ciclovia de Coimbra, onde a sinalização do Caminho de Santiago é quase inexistente, pelo que sabemos estar no percurso correto pela GR48.
A partir de Coimbra passamos para uma região de transição para um cenário de montanha, proporcionando uma significativa alteração da paisagem, com vales mais ou menos cavados e espelhos de água a perder de vista.

Atravessamos a rotunda que cruza a Estrada da Beira e prosseguimos pela EN 110 até às Torres do Mondego, freguesia conhecida pela bonita Praia fluvial de Palheiros e Zorro. Esta praia situa-se 1,5 km mais à frente, junto à povoação do Casal da Misarela.
Continuamos pela estrada, até à Aldeia de Foz do Caneiro, que está disposta numa das encostas que “encaminham” o Mondego.

Após 18 km de asfalto, deixamos a EN 110, junto ao Louredo Natura Parque. Este parque situa-se na margem oposta, pelo que atravessamos a ponte e entramos no concelho de Vila Nova de Poiares, sendo um local agradável para usufruir da paisagem e do rio e conviver em comunhão com a natureza.

Para continuarmos no Caminho Interior de Santiago, bem como a GR48, temos de regressar à margem direita do Mondego e seguimos por um estradão até à proximidade da aldeia de Rebordosa.
Após o parque de merendas da Rebordosa, continuamos por caminhos de terra, junto ao rio…A praia fluvial do Reconquinho fica na margem oposta, onde podemos admirar o seu encanto.
Continuamos por um ingreme caminho que nos leva à vila de Penacova, após atravessar a nossa EN 110.
...
É um troço para quem gosta de caminhar em estrada ou pedalar no asfalto. Uma via bastante sinuosa, devido também ao traçado do rio, e à dificuldade do homem em vencer as montanhas. Tem geralmente pouco tráfego, exceto no início da manhã e final de tarde, com a deslocação das pessoas entre os locais de trabalho e as residências.
A inexistência de bermas torna este percurso perigoso, requerendo muita atenção para quem vai a pé ou de bicicleta.