Caminho dos Cânions

3 days 16 hours 56 minutes
October 23, 2020
September 2020

near Criciúma, Santa Catarina (Brazil)

Bikepacking realizado em setembro de 2020.

Dia 1: Cricíuma - Cânion da Ronda: 80% por asfalto passando por cidades de colonização italiana e por último a temida Serra do Rio do Rastro. 20% de terra seguindo o Guia Circuitos do Sul do casal Olinto e Rafaela (https://www.olinto.com.br/guia-livro-dvd-viagem-bicicleta/circuitos-sul/). Nível: Difícil

Dia 2: Cânion da Ronda - Cânion Boa Vista: Estrada de terra com muita pedra e vento, dificultando o desenvolvimento do pedal. Mas com paisagens incríveis. Praticamente sem apoio para alimentação (lanchonete, bar...) Nível: Moderado/Difícil

Dia 3: Cânion Boa Vista - São José dos Ausentes: A proposta inicial sair do Cânion Boa Vista e ir até Cambará do Sul (90 km). Porém, amanheceu com temporal e a previsão era da chuva continuar por mais dias, o que me fez partir para o plano B (São José dos Ausentes e depois descer a serra da Rocinha). Os 8 km iniciais foram terríveis, com muita pedra e subidas. Depois fica bem tranquilo Nível: Moderado.

Dia 4: São José dos Ausentes - Criciúma: Além dos contratempos que alteraram os planos iniciais de ir até Cambará do Sul, descer a Serra do Faxinal e depois voltar para Cricíuma, tive que arriscar descer a Serra da Rocinha que estava completamente interditada devido à um deslizamento de terra e rochas. Os operários que estavam lá não me pararam e pude seguir viagem. Foram 16 km de terra até a serra da Rocinha e o restante (100 km) de asfalto até Cricíuma, passando por Timbé do Sul, Meleiro e Forquilinha. Nível: Fácil.