Caminho do Algarve - Beja/Ameixial, etapa 4

Photo ofCaminho do Algarve - Beja/Ameixial, etapa 4 Photo ofCaminho do Algarve - Beja/Ameixial, etapa 4 Photo ofCaminho do Algarve - Beja/Ameixial, etapa 4

September 7, 2013
January 2010

near Beja, Beja (Portugal)

Viewed 2045 times, downloaded 50 times

A etapa que mais gostamos devido a magníficas paisagens e o fora de estrada por longos campos de cultivo de cereais e pastorícia do Baixo Alentejo. Após a saída de Beja segue-se um longo estradão de cerca de 22 km até a Albernoa e continuando até a Entradas, Castro Verde local de paragem para almoço, quem passa pelo IP2 não se apercebe desta magnifica localidade com o museu da Ruralidade e Igreja Matriz de Santiago. Entrada na plena ruralidade, uma ligeira queda sem consequências graves, valeu o “kite” de primeiros socorros! Visita obrigatória das aldeias típicas de Rolão e Viseus onde fizemos mais uma pequena paragem e falar com os residentes locais na pequena taberna, cujo deixamos os nossos agradecimentos a senhora que nos ofereceu uma bela melancia fresca. Seguindo-se as Minas de Neves-Corvo a maior exploração mineira da Europa na extração de cobre e zinco, este troço poderá estar condicionado no futuro devido à construção de um novo lavador (Açude de águas residuais da mina) a opção será seguir por estrada entre Neves da Graça até Semblana e apanhar de novo o trilho no alto de Monte Branco. Nota: Toda esta área ao longo de vários quilómetros está sob vigilância de segurança das minas. A partir desta zona a altimetria começa a ser mais serrana a partir da pequena aldeia de Santa Cruz é a descida até à fronteira com o Algarve na ribeira do Vascão assim entrando na serra do Caldeirão, a etapa acabou no alto do Ameixial onde pernoitamos. Os nossos agradecimentos ao Sr. Presidente da Junta Abílio Vargas de Sousa por nos ter disponibilizado o balneário do campo de futebol onde passamos a noite após uma simpática jantarada no restaurante local.

• Photo of Deni Vargues
    Deni Vargues Aug 31, 2020

Este trilho é caminho Santiago

• Photo of Becasnorma
    Becasnorma Aug 31, 2020

Viva, não. É um percurso feito em autonomia que fiz com um amigo em BTT de Coimbra até a Tavira e depois até a Sagres.