Berlin Mauertour

October 2, 2015
March 2014

near Dorotheenstadt, Berlin (Deutschland)

Circuito ao longo do percurso que o antigo Muro de Berlim fazia.

Dividi o circuito em 8 trechos, que foram percorridos, um de cada vez, de Março a Abril de 2014. Os oito "tracklogs" foram posteriormente editados, mudando apenas a data e hora de início de cada "tracklog", e unidos em um "tracklog" único, para conveniência de quem for usá-los, dando a impressão falsa de que foi tudo feito no mesmo dia! Assinalei contudo o ponto de início de cada trecho.

Assinalei também as estações de S-Bahn que eu utilizei para acessar o início de cada trecho, e também retornar de cada trecho. O sistema S-Bahn é um sistema de linhas de trens de Berlim que é bastante conveniente: há estações na periferia, os vagões são largos, comportando bem bicicletas, e é de fato permitido o transporte de bicicletas. As distâncias percorridas entre as estações e o início e o fim de cada trecho somaram aproximadamente uns 20 km.

O circuito é longo e variado. Há trechos muito urbanos em que se deve guiar em ruas estreitas, dividindo a faixa com carros. Mas a maior parte dos trechos é suburbana, algumas vezes até mesmo rural, há pequenos trechos de terra. A maior parte dos trechos é contudo bastante agradável, em caminho pavimentado com asfalto ou cimento, compartilhado com pedestres. O único porém é que o pavimento é por vezes muito irregular, então uma bicicleta com pneus finos, como era a minha, não é recomendada! Por fim, há um pequeno trecho de uns 2km feito de barco, a partir da estação de Wannsee.

Ao longo do percurso há pouquíssimos trechos conservados do antigo Muro de Berlim, mais notadamente nos trechos urbanos perto do centro de Berlim. Há também poucas lembranças, como estátuas, antigos postos de controle. Há sinalizações de onde o Muro ficava, mas em alguns pontos a sinalização é deficiente, então um "tracklog" ajuda muito. De qualquer forma, é um passeio histórico, interessante e muito prazeiroso por uma cidade que conserva ainda muito verde em seu meio e em seu entorno!