Photo ofBalazar, (caminho Santiago) Barcelinhos Volta: Remelhe, Chorente, Negreiros, Balasar Photo ofBalazar, (caminho Santiago) Barcelinhos Volta: Remelhe, Chorente, Negreiros, Balasar Photo ofBalazar, (caminho Santiago) Barcelinhos Volta: Remelhe, Chorente, Negreiros, Balasar

August 2, 2020
August 2020

near Balazar, Porto (Portugal)

Percurso circular de +/- 35 km feito nas calmas ao ritmo de passeio, com início e chegada na antiga estação de Balasar. (pode deixar o carro no logradouro do Café Balasarense).
início:
Siga em direção ás Fontainhas, contorne a rotunda (cuidado com o trânsito) e siga até S. Pedro de Rates pela via ciclo-pedonal (Famalicão Póvoa). Em Rates aconselho uma visita ao Mosteiro Românico (Igreja) e dê uma volta pelo centro histórico da vila. Depois é só seguir as setas amarelas do caminho para Santiago de Compostela e irá passar por caminhos rurais de Macieira de Rates, Courel, Pedra Furada, Pereira, Alvelos e Barcelinhos e faça uma visita á ponte (Românica) de Barcelos, (no verão vá areal até á ponte flutuante e praia fluvial ) ou atravesse a ponte e suba até à muralha (autêntico museu ao ar livre, veja a cruz em pedra alusiva á famosa lenda do galo de Barcelos.
Nota: Sugiro que vá retemperar as forças no cantinho do peregrino (bons petiscos) que fica no caminho para o regresso, de seguida suba pela estrada N306 (dê uma vista d'olhos na igreja de Barcelinhos, continue a subir e quando chegar ao próximo cruzamento vire á esquerda ... é sempre a subir... p'ra Remelhe. Depois desce para as Carvalhas. Vira direita para Goios e um á frente vira à esquerda para Chorente, Negreiros e final no ponto de onde partiu em Balasar.

Via ciclo-pedonal, Balasar Pvz

Início do percurso.

Fontainhas

Contorne a rotunda (cuidado com o trânsito) e seguir pela via ciclo-pedonal em direção a Rates

PictographReligious site Altitude 175 ft

São Pedro de Rates

Vários pontos de interesse a visitar...

PictographReligious site Altitude 237 ft

Em São Pedro de Rates

PictographReligious site Altitude 389 ft

Pedra furada

Diz a Lenda que Santa Leocádia, que terá sido sepultada viva, na sua resistência à morte e pela força de todas as suas muitas virtudes, levantou a cabeça e “furou” a pesada pedra que colocaram sobre o seu túmulo. Essa mesma pedra, que foi a tampa da sepultura, encontra-se agora instalada junto à Igreja Paroquial da freguesia de Pedra Furada. "Ainda do meu tempo" era da tradição popular (até meados da década de 60) que todas as raparigas solteiras que conseguissem passar por entre a pedra furada facilmente arranjariam marido!