Trilha da Represa Morro da Cachoeira na Vargem Grande

Photo ofTrilha da Represa Morro da Cachoeira na Vargem Grande Photo ofTrilha da Represa Morro da Cachoeira na Vargem Grande Photo ofTrilha da Represa Morro da Cachoeira na Vargem Grande

August 28, 2021
August 2021

near Vargem Grande, Santa Catarina (Brazil)

No norte da Ilha de Florianópolis/SC encontramos uma trilha pouco conhecida que leva a lindas represas e quedas d´águas.

A trilha está localizada no bairro da Vargem Grande, entre a Praia dos Ingleses e Rio Vermelho. No Google Maps o local está idenficado como "Represa Morro da Cachoeira" (https://goo.gl/maps/Ww7x5q8YydPKKiko9).

Deixamos nosso veículo em frente a Igreja Santa Cruz e Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. A poucos metro da igreja está o início da trilha, no final da Servidão Percival Pires.

Apesar de não haver placas indicando o começo da trilha, o início está bem visível e demarcado. Seguimos o trajeto pelo aplicativo Wikiloc, o que também nos deixou mais seguros.

Em menos de 10 minutos de caminhada pela trilha já encontramos o rio. Caminhando mais uns 10 minutos chegamos à primeira represa e queda d´água onde é possível tomar um delicioso banho. O espaço desta primeira parada é bem arborizado e protegido do sol, um ótimo local para se refrescar no verão e em dias quentes.

Da primeira parada em em diante não há mais uma trilha demarcada, mas é possível desbravar o região subindo o rio pelas pedras e encostas. Foi exatamente isso que fizemos. Caminhamos pela margem do rio por cerca de mais 30 minutos e encontramos mais duas represas e diversas cachoeiras ao longo do trajeto.

Nossa aventura encerrou no encontro das águas de duas nascentes, onde se forma outra linda cachoeira. Deste ponto ainda é possível subir mais um pouco pelas pedras, nas duas direções, até encontrar a nascente do lado direito e a nascente do lado esquerdo, mas já estavamos satisfeitos com o passeio e decidimos retornar pelo mesmo trajeto.

No final do passeio peguei o carro e esqueci de desligar o aplicativo, por isso, o trajeto ficou um pouco esquisito aqui no aplicativo. Considere que o ponto de início e final são os mesmos, ou seja, a Servidão Percival Pires

Registramos toda a aventura no YouTube, confira nosso vídeo no canal "Casal FloriPets" em

• Photo of Amanda Maidana
    Amanda Maidana Dec 29, 2021

Tem alguns pontos de subida mais escorregadios mas em geral é super tranquila, da para curtir e ficar super na paz lá! Não esqueça do repelente!