Casa do Aventureiro / Cachoeira da Feiticeira / Circuito Abraão

Photo ofCasa do Aventureiro / Cachoeira da Feiticeira / Circuito Abraão Photo ofCasa do Aventureiro / Cachoeira da Feiticeira / Circuito Abraão Photo ofCasa do Aventureiro / Cachoeira da Feiticeira / Circuito Abraão

one hour
February 20, 2024
February 2024

near Abraão, Rio de Janeiro (Brazil)

Esse traçado é bem alternativo(a partir das minhas casa) e serve para quem não conhece nada na Vila do Abraão , em breve outras traçados complementares.
Início a partir da Casa do Aventureiro segue para Cachoeira da Feiticeira e ainda faz o circuito Abraão completo.

Trilha circular a partir de Abraão, com passagem por:
- Aqueduto (2.6 km)
- Cachoeira da Feiticeira (5.2 km)
- Mirante da Feiticeira (5.5 km)
- Praia do Galego (8.3 km)
- Praia Preta (8.8 km)

Início na Rua das Flores , saindo do beco da Casa do Aventureiro , seguir para a direita subindo e contornando no mesmo sentido , sempre a direita até começar a descer , esses acesso , dará na rua do Bicão e é uma opção pra quem não conhece e fica na parte alta da rua das Flores quando está em Ilha Grande. Não precisa estar na casa do aventureiro. Meu telefone descarregou no fim porque eu faria o retorno por outra rota e assim quem seguir as rotas aqui pudesse conhecer menor a vila do Abraão. Por esse motivo a reta no fim do meu traçado.

Desça sentido a Rua do Bicão e dobre a esquerda pela rua Getúlio Vargas e siga reto , passe pelo campo de futebol e vai reto até sair atrás da escola Brigadeiro Nóbrega , temos uma foto aqui. Siga a rota e não tem erro.

Passe por trás da escola em direção a praça. Atravessei a praça e siga sentido para a esquerda.

PictographPhoto Altitude -11 ft

Continue pena indo sentido para direta

PictographBeach Altitude 7 ft

Praia do Abraão lado esquerdo sentido praia Preta

PictographWaypoint Altitude -21 ft

Sentido Praia Preta ou Aqueduto , Mirante da praia Preta , Poção , Cachoeira feiticeira e Saco do Céu Siga reto

Direita: Aqueduto , Poção (com acesso a praia preta também se descer a direita) , cachoeira e praia Feiticeira Esquerda : Praia Preta

Siga as orientações da placa ou nosso traçado de rota 🥾🚀; ou mesmo ambos.

Direita mirante Esquerda Poção Acesso ao mirante entre na trilha e siga sentido a esquerda até uma pedra grande onde é o mirante. Suba e tire suas fotos , momento de gratidão.

Visão para o lado da praia Preta e Galego

Segue reto

Parte da gravação do monte Zion a música Ilha Grande

PictographWaterfall Altitude 96 ft

Poção

Piscina natural formada por pequena queda de água de um dos rios onde é captada água para parte da Vila do Abraão e onde também era captada água do famoso Aqueduto para o Lazareto no passado.

PictographFountain Altitude 83 ft

Fonte de água pura

Abasteça mais acima, muitos banhistas embaixo. Subindo em uma pequena trilha logo chegando no Poção e seguindo a esquerda subindo Rio ainda há banhistas.

Bifurcação

📌Direita: desce para Praia Preta e completa o circuito Abraão 📌Esquerda: Cachoeira da Feiticeira e Saco do Céu

PictographRuins Altitude 97 ft

Construído na época do Império para transpor água do rio acima para o Lazareto.

Siga por debaixo do Aqueduto

Início da Trilha

Trilha propriamente dita

PictographFountain Altitude 229 ft

Fonte de água

Água limpa

Segue reto , suba uns 20 min e desça mais uns 15 min e atentou para o lado esquerdo da trilha , onde há um acesso na descida da trilha para a cachoeira da Feiticeira

PictographFountain Altitude 242 ft

Fonte limpa

Terceira foto perspectiva de trilha voltando

Cuidado , postes caindo na trilha , há muitos assim em Ilha Grande , a natureza derruba e o a empresária concessionária do município de Angra dos Reis não faz a devida reparação prontamente. Atenção nesse trecho

Árvore caída em cima do cabo de energia , isso é normal , o que não é normal é o município esperar dar ruim(não passar energia no trecho do cabo) pra trocar atraves da empresa que presta serviço para o mesmo

Atenção a esquerda da trilha porque mais abaixo da trilha, há o acesso para a cachoeira da Feiticeira , trilha a esquerda

Atenção , cuidado , não passe muito próximo do cabo ou por cima

Trilha principal do volta a Ilha Grande

Bifurcação

📌Esquerda : cachoeira da Feiticeira 📌Direita: sentido Saco do Céu e saindo em outra bifurcação descendo a direita mais a frente na trilha , trilha para praia da Feiticeira

Ao lado da trilha a direta já descendo para a cachoeira

📌Direita : cachoeira da Feiticeira 📌Esquerda : praia da Feiticeira ou volta para a trilha principal do volta a Ilha Grande sentido Saco do Céu

PictographFountain Altitude 415 ft

Possível coleta de água

PictographWaterfall Altitude 399 ft

Cachoeira da Feiticeira

Aproveite, agradeça e usufrua da natureza com respeito. Leve seu lixo

Ângulos diversos

Cachoeira (parte de cima )

Atravessei a cachoeira e siga uma trilha pequena subindo e contornando a cachoeira , depois olhe para a esquerda , sentido do lado da qued'água.

Depois que desce a direita a partir do Aqueduto existe uma bifurcação. 📌Direita : leva até o fim do Galego e Praia Preta 📌Esquerda : Retorno para o início do circuito Abraão (sentido vila do Abraão) ; ou volta pra Praia Preta pelas Ruínas do Lazareto.

Praia do Galego

PictographBeach Altitude 60 ft

Praia Preta

PictographBeach Altitude 28 ft

PictographRuins Altitude 2 ft

Rio e Ruínas do Lazareto

Conhecido pelos moradores como Laguinho , Rio que passa ao lado das (Ruínas do Lazareto) e deságua na praia Preta Retorno por esse caminho ou pela costeira da praia preta darão no mesmo lugar.

📌Direita : retorno início circuito Abraão , sentido vila do Abraão 📌Esquerda : volta pra o fim de praia preta ou sobe a esquerda retornando para o Aqueduto e Poção

PictographBridge Altitude 45 ft

Vista da praia Preta

Sentido retorno Vila do Abraão

PictographBridge Altitude 30 ft

Vista pedra do elefante no mar deitando