Trilha do trem

Very difficult
October 27, 2014
October 2014

near Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro (Brazil)

Travessia Theodoro de Oliveira-Boca do Mato.

Trilha complicada para fazer de ATV, muitos pontos estreitos e com valas, além da mata extremamente fechada.

No inicio da subida, passamos por alguns sítios e chegamos em uma bifurcação, onde fomos para a esquerda. Logo na subina uma grande porteira de metal, reparem que o

poste da porteira foi feito com o trilho-cremalheira que ajudava o trem subir a serra.

Logo a frente chegamos na velha estação de trem, tinha algumas bananas no chão que estavam muito boas, acabei levando um pouco para depois. A parada lá é obrigatória

para as fotos, pois o lugar parou no tempo (desativada em 1967). Entramos no lugar que mesmo desativado haviam algumas coisas que deram a impressão que é utilizado

por alguém, talvez como depósito de bagulho e ferramentas. Ao lado um caixa d'agua da mesma época e tomada pela vegetação, ainda em uso (pelo menos estava caindo

água nela)

Seguimos mais a frente e encontramos um alagado, de uns 7 metros de comprimento, entre dois paredões bem altos e retos. Não era muito profundo, talvez uns 80 a 90 cm

de água. Passei por aquela água verde e suja preocupado, pois meu ATV tá com os pneus quase sem as travas e eu não estava querendo ficar atolado ali. Passar a pé ou de

bicicleta deve ser complicado.

Seguimos bem lentamente pela trilha acima, fazendo várias paradas para abrir a mata, transpor algumas arvores caídas e pedras pelo caminho. Tem um ponto que a erosão fez

uma vala para a lateral morro abaixo, para passar, um sentava na parte de trás do ATV para que a roda da frente ficasse suspensa, depois sentava na frete para a roda de trás

ficar no ar. Barranco nos dois lados e uma vala no meio.

Passamos pela primeira ponte, com estrutura de ferro e madeira, muito alta e de visual lindíssimo com o rio passando lá em baixo. Mais a frente na segunda ponte veio a

surpresa, uma cachoeira muito bonita. Da para chegar lá em baixo por uma pequena descida pela esquerda da ponte onde da acesso ao pequeno lago de água bem gelada e a

parte de baixo da ponte de metal que esta fixa em duas paredes de blocos de pedra.

Na segunda ponte o madeiramento esta bem frágil nas laterais, porem a passagem é segura seguindo a estrutura metálica que é visível entre as madeiras.

Chegamos em um ponto de mata densa e uma vala, eu decidi seguir a pé para ver o que teríamos mais a frente, encontrei uma sequencia de valas pela altura da cintura

(1,2m). Neste ponto da para ver exposto um grande pedaço de um dos trilhos da antiga estrada de ferro Leopoldina

Voltei e conversei com o Fabricio explicando o que tinha visto mais a frente e achamos melhor desistir e voltar devido a hora. Se um ATV travar naquela vala, seria dor de cabeça tirar ele de lá sem prejuízos na carenagem.

A volta foi rápida, porém no escuro total da mata.

Fiquei chateado no final daquele trabalhão todo e tão perto, não alcançar o fim da trilha, mas para quem curte desafio fica a dica.

001 - Porteira

017 - Cachoeira

• Photo of marciosette
    marciosette Jun 16, 2016

Seguindo mais umpoquinho voce saia na estrada.

Eduardo Bekman Jun 16, 2016

Não sai não, apesar de estar ao lado da estrada (dava para escutar os carros) a trilha segue por mais 3 km até sair na estrada bem mais a frente.

A velocidade média desse trecho é muito baixa, levaríamos muito tempo nesses 3 km finais.

Já estava noite e a trilha é muito fechada e com facões fundos, para passar de quadriciclo é complicado, por este motivo decidimos voltar.

Trilha ótima para fazer a pé ou de bike.
    Fotos espetaculares.
    A estação, as pontes, tudo parou no tempo.

Abraços

• Photo of marciosette
    marciosette Jun 17, 2016

A Noite é pedreira!!!!

• luis.alberto2007 Dec 11, 2017

Muito boa e encantadora pela beleza.

• Photo of Henrique Frater
    Henrique Frater Feb 24, 2021

Olá meu caro! Até essa porteira vai carro pequeno? Sabe onde sai o caminho do outro lado? Pensando em fazer caminhando. Grato.

Eduardo Bekman Feb 25, 2021

Olá, vai carro sim. À saída é na estrada pouca coisa a frente da onde tivemos que voltar. Procure aqui no wikiloc que vc vai achar a trilha completa e o ponto de saída.

• Photo of Henrique Frater
    Henrique Frater Feb 25, 2021

Obrigado pela informação!

• Leo Braga 2 Oct 15, 2021

Olá amigo, dá para fazer de utv?

Eduardo Bekman Oct 16, 2021

Da não, de ATV já foi difícil