Cacaria, Represa, Ruínas de São Marcos - 03/09/2017

Photo ofCacaria, Represa, Ruínas de São Marcos - 03/09/2017 Photo ofCacaria, Represa, Ruínas de São Marcos - 03/09/2017 Photo ofCacaria, Represa, Ruínas de São Marcos - 03/09/2017

September 6, 2017
September 2017

near Raiz da Serra, Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha dos Brabus em Cacaria.

Neste final de semana fomos em 11 veículos (8 ATVs e 3 UTVs) até Itaguaí/RJ, para mais uma aventura nesta trilha maravilhosa.

Atenção total nesta trilha, a região de Cacaria é muito povoada, não é trilha isolada, muita estradinha de chão entre vilas, propriedades e fazendas, transito de carros e pessoas, portanto correr "NÃO" é opção!!!!

Durante o briefing, decidimos desta vez não ir à cachoeira de Cacaria e aproveitar este tempo para poder explorar mais a região:

!!! Primeiro ponto positivo !!! Achamos um pequeno rio com leito de areia que valeu uma boa brincadeira, alguns guinchos e muitas fotos.

Infelizmente desta vez as duas entradas para Ponte Bela estavam fechadas, ponto negativo para a Light que é a dona das terras. A primeira, pela estrada, porteira com cadeado e a segunda mais a frente a Light cimentou barras de ferro no chão.

Este ponto fica a 1,76 km de Ponte Bela, porém ninguém quis ir andando até lá, ficamos um tempo neste local decidindo se voltaríamos sem ver Ponte Bela.

Pegando a estrada a esquerda das barras de ferro, entrei na primeira subida a direita, ela leva até o pé de uma das torres da usina com uma vista maravilhosa dos lagos da represa, vale a foto.

Dei a ideia de ir até as ruínas de São Marcos, o grupo ficou preocupados de afetar o combustível para a volta (estávamos a 40km dos carros), porém resolvemos arriscar.

Mais 6 Km a frente chegamos na entrada do Sitio Arqueológico das Ruínas de São Marcos. Só tenho uma recomendação: Não tem como deixar de ir! Uma volta no tempo, tudo bem documentado, organizado, limpo, conservado, perfeito. Local de uma história interrompida.

A volta de 41 Km foi feita em 1h54, fizemos umas 3 paradas para reagrupar. Faltando pouco para o final um dos Brabus devido a escuridão e a poeira resolveu cair dentro de um lago a beira da estrada, desespero total, mas depois que vimos que o amigo estava bem, começamos a operação de resgate: três guinchos, dois cinegrafistas e 10 amigos para tirar o quadri semi-afogado. Depois do susto a operação rendeu muitas piadas e gargalhadas.

Meia hora depois já estávamos carretando e partindo para casa.

Agradeço a esse grupo de amigos por mais uma trilha perfeita.

Almoço - Rancho Claudio Cordeiro

• Photo of MARCELO COVIELLO
    MARCELO COVIELLO Jun 19, 2020

BRABUS

• Photo of Guilherme Viana V.
    Guilherme Viana V. Feb 1, 2021

Quando alguém for fazer esta trilha, dá um alô. Eu e meu filho procuramos um grupo que faça trilhas com frequência. Fazemos sempre em Itaipava. Quem quiser nos acompanhar de quadri, será bem-vindo.