#MinhaRotaAcessível no Centro histórico de São João Del Rei/MG

Photo of#MinhaRotaAcessível no Centro histórico de São João Del Rei/MG Photo of#MinhaRotaAcessível no Centro histórico de São João Del Rei/MG Photo of#MinhaRotaAcessível no Centro histórico de São João Del Rei/MG

December 11, 2016
December 2016

near Santa Cruz de Minas, Minas Gerais (Brazil)

Calçadão da leite de castro e igrejas do centro histórico com cadeira de rodas motorizada.

Na frente do ExpoMinas há uma Mina d' água que vaza para a rua. A água é limpinha! O Claudio é o guia sanjoanense que vai nos levar para uma trilha acessível com dicas em cada ponto. Qualquer dúvida é só entrar em contato.

PictographBridge Altitude 2,940 ft

Ponte que diminui

Esta pequena ponte urbana está diminuindo em decorrência da mina d'agua que foi mostrada no ponto anterior e isso está a ponto de comprometer a travessia deste caminho e acabará por levar o cadeirante em breve para o meio da Leite de Castro se nada for feito. Na outra foto com flechinhas no poste, o Claudio mostra onde poderia ser uma ótima rota de acessibilidade bastando para isso incluir uma rampa na calçada.

PictographBridge Altitude 2,917 ft

Cruzamento da Ponte do Bezerrão

Este cruzamento é um perigo, mas o Claudio deu as principais dicas sobre ele. Como o calçadão da Leite de Castro não tem rampa neste ponto, o circuito tem que feito pela Leite de Castro, na mesma pista dos carros, ora dividindo o espaço com o estacionamento, ora com os ciclistas e outros pedestres. Um fato muito interessante que o Claudio chamou a atenção foi para as rampas, cujo acesso se dá para portas fechadas. Repare que na segunda foto a porta principal está aberta e a que possui rampa, está fechada. Assim não dá para entrar ;(

Esta travessia tem que ser feita para se acessar o calçadão. Até que enfim! Mas, já avisamos de antemão, o calçadão não permite a autonomia plena do cadeirante. Embora haja muitas rampas acessíveis, a grande parte é fora do padrão e muito declivosa, o que pode acarretar sérios tombamentos de cadeiras de rodas. A lateral direita da Leite de Castro no sentido dos carros apresenta em muitos trechos boas calçadas, mas na grande parte do percurso tem que ser realizada pela rua,

Rampa fora da norma

Photo ofDá para subir com autonomia, mas não para descer Photo ofDá para subir com autonomia, mas não para descer Photo ofDá para subir com autonomia, mas não para descer

Dá para subir com autonomia, mas não para descer

Mais uma rampa fora da norma no calçadão que pode ser arrumada para permitir a acessibilidade

PictographDead-end street Altitude 2,940 ft

Photo ofSe estiver sozinho não vá pelo canteiro central Photo ofSe estiver sozinho não vá pelo canteiro central Photo ofSe estiver sozinho não vá pelo canteiro central

Se estiver sozinho não vá pelo canteiro central

O canteiro possui rampas por vezes inacessíveis, o que dificulta o acesso à vários pontos do boulevard da Leite de Castro. Para chegar ao centro da cidade pela Leite de Castro é possível se utilizar a calçada da lateral direita (considerando o mesmo sentido dos carros), sobretudo no trecho que liga a R. Paulo Freitas à Frei Cândido . Nos outros trechos, a rua ainda é o melhor acesso.

PictographBridge Altitude 2,897 ft
Photo ofTravessia complicada do canteiro na altura da R. Srg. Orlandi Randi Photo ofTravessia complicada do canteiro na altura da R. Srg. Orlandi Randi Photo ofTravessia complicada do canteiro na altura da R. Srg. Orlandi Randi

Travessia complicada do canteiro na altura da R. Srg. Orlandi Randi

Photo ofRampas que permitem autonomia mas podem ser aprimoradas Photo ofRampas que permitem autonomia mas podem ser aprimoradas Photo ofRampas que permitem autonomia mas podem ser aprimoradas

Rampas que permitem autonomia mas podem ser aprimoradas

PictographDead-end street Altitude 2,923 ft

Rampa inacessivel no Bergão

PictographBridge Altitude 2,930 ft

PictographBridge Altitude 2,897 ft

Rampa com degrau?

PictographBridge Altitude 2,927 ft

Potencial de travessia acessivel futura

Photo ofLado direto da rampa é melhor (sentido Ctan - centro) Photo ofLado direto da rampa é melhor (sentido Ctan - centro) Photo ofLado direto da rampa é melhor (sentido Ctan - centro)

Lado direto da rampa é melhor (sentido Ctan - centro)

PictographBridge Altitude 2,917 ft

PictographBridge Altitude 2,907 ft
Photo ofSe estiver desacompanhado saiba que o final do trecho pode estar inacessível Photo ofSe estiver desacompanhado saiba que o final do trecho pode estar inacessível Photo ofSe estiver desacompanhado saiba que o final do trecho pode estar inacessível

Se estiver desacompanhado saiba que o final do trecho pode estar inacessível

Esta rampa é uma gentileza urbana realizada por um particular, mas mostra-se frágil, por isso o alerta em relação à utilização do calçadão

PictographBridge Altitude 2,923 ft
Photo ofA autonomia seria total caso esta rampa fosse permanente Photo ofA autonomia seria total caso esta rampa fosse permanente Photo ofA autonomia seria total caso esta rampa fosse permanente

A autonomia seria total caso esta rampa fosse permanente

Gentileza urbana

PictographBridge Altitude 2,959 ft

Gentileza urbana: alguém fez uma rampa

Photo ofRampa da Paulo Freitas funciona de dia mas à noite tem mesas sobre a calçada Photo ofRampa da Paulo Freitas funciona de dia mas à noite tem mesas sobre a calçada

Rampa da Paulo Freitas funciona de dia mas à noite tem mesas sobre a calçada

A rampa já não é boa, mas à noite a travessia fica impossibilitada pelas mesas sobre a calçada.

Photo ofCaminho mais facil para ir ao centro Photo ofCaminho mais facil para ir ao centro Photo ofCaminho mais facil para ir ao centro

Caminho mais facil para ir ao centro

PictographCar park Altitude 2,943 ft

Photo ofCais da praia: mobilidade livre, rápida, segura, mas sem ter como atravessar para o lado do comércio Photo ofCais da praia: mobilidade livre, rápida, segura, mas sem ter como atravessar para o lado do comércio Photo ofCais da praia: mobilidade livre, rápida, segura, mas sem ter como atravessar para o lado do comércio

A vista no cais da prainha é linda, mas só dá para ficar deste lado. O comércio é praticamente impossível de ser acessado.

PictographBridge Altitude 2,949 ft

Cruzamento da Ponte Inglesa

Photo ofDa Rua Lopes Bahia até a Rua João Jacobe Photo ofDa Rua Lopes Bahia até a Rua João Jacobe Photo ofDa Rua Lopes Bahia até a Rua João Jacobe

Da Rua Lopes Bahia até a Rua João Jacobe

O mercado bem que tentou ajudar com a rampinha, mas só atrapalhou, criando na verdade um obstáculo na calçada.

PictographMooring point Altitude 2,963 ft

A rua João Jacobe até metade da rua Barão de Rio Branco permite a mobilidade pela calçada. Há uma rampa de carros bem generosa na frente da praça e descemos por ela para iniciar o trajeto pela rua até a Rua da Cachaça (R. Mal. Bitencourt).

PictographMonument Altitude 2,966 ft

PictographMuseum Altitude 2,972 ft

Solar da Baroonesa

Para se acessar o Solar da Baronesa é necessário ir até a esquina da Taberna do Omar, pedir licença, pois sempre já cadeiras e mesas na calçada e então se dirigir pela calçada até o Solar. Infelizmente no dia em que fomos o porteiro era novo e não sabia onde estava a rampa, mas de qualquer maneira ela não permite o acesso.

PictographReligious site Altitude 3,002 ft

Catedral Nossa Senhora do Pilar

Esta Catedral é mesmo imponente. Já uma escadaria na lateral, e nenhum acesso possível de ser utilizado com cadeira de rodas. Ficamos do lado de fora mesmo, mas valeu a bela vista da fachada.

PictographMonument Altitude 2,982 ft

Solar dos Neves

Pela rua é possível observá-lo e ainda conversar com uma simpática freira na sacada.

PictographReligious site Altitude 2,979 ft

Igreja do Rosário

Esta Igreja é possível de ser acessada pela R. Getúlio Vargas. Embora haja trepidação pelo fato da cadeira de rodas ter que dividir espaço com os carros pelas ruas do centro histórico, é possível se visualizar a fachada das imponentes construções.

PictographMuseum Altitude 2,969 ft

Ponte do Rosário

É possivel continuar o trajeto pela R. Getúlio Vargas, e atravessar a ponte do Rosário até a Fundação Tancredo Neves. Mas, infelizmente a Fundação não está preparada para receber quem possui diversidade funcional.